Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6343
Título: Propriedade inseticida dos óleos essenciais de Piper hispidinervum C. DC.; Piper aduncum L. e Tanaecium nocturnum (Barb. Rodr.) Bur. & K. Shum sobre Tenebrio molitor L., 1758
Autor: Fazolin, Murilo
Estrela, Joelma Lima Vidal
Catani, Valdomiro
Alécio, Marcio Rodrigo
Lima, Marilene Santos de
Palavras-chave: Pimenta longa
dilapiol
safrol
mandelonitrila
inseticidas botânicos
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Fev-2007
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100017
Descrição: Óleos essenciais das piperáceas Piper aduncum L., Piper hispidinervum C. DC. e da bignoniácea Tanaecium nocturnum (Barb. Rodr.) Bur. & K. Shum foram avaliados para o controle de larvas de Tenebrio molitor L., 1758. Para a avaliação do efeito por contato em superfície contaminada, foram utilizados papéis-filtro impregnados com diferentes quantidades dos óleos essenciais. Para a avaliação do efeito tópico foram aplicados 5 mL de soluções com diferentes concentrações dos óleos sobre larvas de quinto instar do inseto. A taxa de mortalidade foi a variável utilizada para avaliar os experimentos. Todos os óleos essenciais apresentaram efeito inseticida sobre larvas de T. molitor, sendo que as respostas variaram em função da concentração utilizada, assim como do método de exposição do inseto. A toxicidade dos óleos essenciais foi elevada apresentando os seguintes valores de CL50: 0,045; 0,033 e 1,515 mL de óleo cm-2 para exposição por contato (papel filtro) aos óleos de P. hispidinervum,P. aduncum e T. nocturnum, respectivamente. Para a aplicação tópica, os valores da DL50 foram de: 0,000025; 0,009 e 0,000015 mL de óleo mg de inseto -1 para os óleos essenciais de P. hispidinervum,P. aduncum e T. nocturnum, respectivamente. Resultados promissores para o emprego desses óleos essenciais como inseticidas foram obtidos utilizando-se concentrações acima de 3,0% (v v-1) para P. hispidinervum e 2,5% (v v-1) para P. aduncum e T. nocturnum.
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.