Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Ciência e Agrotecnologia >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7219

Título: Produtividade e componentes de produção da soja adubada com diferentes doses de fósforo, potássio e zinco
Autor(es): Gonçalves Júnior, Affonso Celso
Nacke, Herbert
Marengoni, Nilton Garcia
Carvalho, Endrigo Antônio de
Coelho, Gustavo Ferreira
Assunto: Glycine max
Produção
Adubação
Micronutriente
Macronutrientes
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Publicação: 1-Jun-2010
Referência: GONÇALVES JÚNIOR, A. C. et al. Produtividade e componentes de produção da soja adubada com diferentes doses de fósforo, potássio e zinco. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 34, n. 3, p. 660-666, maio 2010.
Resumo: O correto incremento da produtividade agrícola deve estar aliado ao avanço tecnológico no conhecimento das exigências nutricionais de cada cultura, proporcionando, dessa forma, o correto uso de insumos na propriedade agrícola. Com o objetivo de estudar a resposta de plantas de soja ao zinco (Zn) em relação a diferentes doses de fósforo (P) e potássio (K), foi realizado este experimento no município de Palotina-PR. O solo foi classificado como Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 3x3, constituindo três formas de adubação com P2O5 e K2O: sem adubação, uma vez e duas vezes a recomendação de adubação pela análise de solo e três doses de Zn (0; 2 e 4 kg ha-1). Como fonte de nutrientes, foram utilizados fosfato bicálcico para P, cloreto de potássio para K e sulfato de zinco para Zn. As doses de Zn aplicadas não influenciaram, significativamente, a produtividade, não sendo justificada a sua suplementação na forma de adubação de base. Já a adubação com P2O5 e K2O provocou significativo aumento da produtividade e aumento do número de legumes por planta, com aumento das doses desses nutrientes no solo.
Outras Identificações: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542010000300019
Idioma: pt
Aparece nas coleções: Ciência e Agrotecnologia

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback