Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Organizações Rurais & Agroindustriais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9076

Title: Tanques de expansão e resfriamento de leite como alternativa de desenvolvimento regional para produtores familiares
???metadata.dc.creator???: Melo, Antônio Diogo Silvério
Reis, Ricardo Pereira
Keywords: Atividade leiteira
Associativismo
Tanque de expansão
Leite - Resfriamento
Milking
Associativism
Expanding tanks
Milk cooling tanks
Publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
???metadata.dc.date???: 11-Apr-2011
Citation: MELO, A. D. S.; REIS, R. P. Tanques de expansão e resfriamento de leite como alternativa de desenvolvimento regional para produtores familiares. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 111-122, 2007.
Other Identifiers: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/153
Description: A desregulamentação do setor leiteiro ocorrida no início da década de 1990 e a globalização dos mercados apresentaram uma série de injunções à cadeia produtiva do leite, em especial na produção primária, impondo às organizações a necessidade de uma ampla reformulação de suas estruturas e estratégias a fim de que tais organismos se mantenham atuantes e competitivos. Por meio deste estudo, busca-se apresentar experiências de organizações associativas de produtores de leite de seis comunidades rurais do estado de Minas Gerais que vêm adotando o sistema de aquisição e uso de tanques de expansão e resfriamento de leite comunitários. A metodologia consistiu na utilização de métodos da pesquisa qualitativa e quantitativa mediante um estudo exploratório, uma abordagem descritiva e um estudo multicasos comparativos, utilizando-se análises estatísticas de freqüência e discriminantes. Verificou-se que 82% dos produtores entrevistados afirmaram que a necessidade de instalação do tanque comunitário foi o motivo principal de se associarem, o que é altamente justificável, dadas as transformações que vêm ocorrendo nessa cadeia produtiva. Entre as variáveis motivacionais indicativas do comportamento associativo que mais discriminaram as comunidades, destacam-se a exigência do laticínio, o poder de barganha no preço do leite e na compra de insumos, a redução do custo de transporte e o cumprimento às normas do MAPA. Pelos resultados, verifica-se que as experiências associativas dos produtores de leite na aquisição de tanques de expansão e resfriamento variam conforme a participação da indústria local – seja um laticínio ou uma cooperativa agropecuária , assim como órgãos públicos.
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:Organizações Rurais & Agroindustriais

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback