Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9114
Título: Turismo no espaço rural: debate e tendência
Título(s) alternativo(s): Tourism in rural space: debate and trends
Autor: Mendonça, Maria Cristina Angélico de
Batalha, Mário Otávio
Santos, Antônio Carlos dos
Palavras-chave: Indústria do turismo
Turismo no espaço rural
Setor rural
Tourism industry
Tourism in rural space
Rural sector
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 1-Jul-2002
Referência: MENDONÇA, M. C. A. de; BATALHA, M. O.; SANTOS, A. C. dos. Turismo no espaço rural: debate e tendência. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 4, n. 2, 2002.
Resumo: Turismo no espaço rural é uma modalidade de turismo que está sendo foco de investidores e estudiosos. No entanto, existe pouca divulgação de estudos focando o turismo no espaço rural, apresentando as características da indústria a qual ele pertence, mostrando as discussões atuais e tendências no mundo. Este estudo, então, preocupado com isso, reuniu informações sobre tais pontos e mostra que mundialmente o turismo no espaço rural é uma modalidade alternativa que surgiu em contraposição ao turismo em massa, tem sido visto como a solução para regiões menos favorecidas e, por isso, está sendo foco de muitos estudiosos e investidores. A indústria a qual ele pertence apresenta características como a complementaridade dos segmentos que a compõem e por isso exige uma gestão diferente. Pelos problemas levantados, acredita-se que a questão essencial do turismo no espaço rural no mundo é a falta de conhecimento, tanto por parte dos agentes de turismo em lidar com as características do meio rural, quanto dos produtores rurais em lidar com as características da indústria de turismo. O cluster, pelas suas características, é a forma mais adequada às características da indústria de turismo e especificamente ao turismo no espaço rural que demanda integração, coordenação e cooperação. O turismo no espaço rural organizado dessa forma, poderá amenizar os problemas apresentados como de subdesenvolvimento regionais e de desvalorização de pequenas e médias empresas rurais que existem pelo mundo.
Abstract: Tourism in rural space is a tourism modality which has lately been the focus of investitors and students. However there has been little spread of studies focusing such modality, featuring the characteristics of te industry to which it belongs, showing up-to-date discussions and world trends. So, this study, concerned as it is with it, has gathered information on such points and shows that, worldwidely, tourism in rural space is an alternative modality that arose in counter-position to mass tourism, has been seen as a solution to poorer regions and, because of this, has been the aim of many investitors and students. The industry to which it belongs features characteristics like the complementarity of the segments that make it up and due to this it demands a different management style. By the problems raised, one believes that the essential question concerning tourism in rural space in the world is the lack of knowledge, both on behalf of the agents in dealing with the characteristics of the rural environment and the rural producers’ behalf in dealing with the characteristics of the tourism industry. The cluster, due to its characteristics, is the most adequate form to the characteristics of the tourism industry and especifically to tourism in rural space, which demands integration, coordination and cooperation. Once organized that way, tourism in rural space may come to smoothen problems said to be of regional under-development and de-valorization of small and medium rural enterprises that exist worldwide.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/259
Idioma: por
Aparece nas coleções:Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.