Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9134
metadata.ojs.dc.title: Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício
metadata.ojs.dc.title.alternative: Motivational and strategical determinants of the exporting behavior of a Minas Gerais state company in the food sector
metadata.ojs.dc.creator: Moura, Magno Luiz Coelho de
Honório, Luiz Carlos
metadata.ojs.dc.subject: Internacionalização
Negócios internacionais
Comportamento exportador
Motivação internacional
Processo de formação estratégica
Internationalization
International business
Exporter behavior
International motivation
Process of strategy formation
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 20-Sep-2011
metadata.ojs.dc.identifier.citation: MOURA, M. L. C. de; HONÓRIO, L. C. Determinantes motivacionais e estratégicos do comportamento exportador de uma empresa mineira no setor alimentício. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 2, p. 214-226, 2011.
metadata.ojs.dc.description.resumo: Objetivou-se, neste artigo, analisar aspectos facilitadores e dificultadores do comportamento exportador de uma empresa mineira do setor alimentício, tendo em vista a teoria sobre aspectos motivacionais e estratégicos da internacionalização da firma. Reconhece-se que tais aspectos estão interligados e que eles podem revelar o modo como as atividades internacionais são realizadas em diferentes mercados estrangeiros. O artigo pode ser caracterizado como um estudo de caso que utilizou a entrevista semiestruturado como a principal técnica de levantamento de dados. Foram entrevistados dois diretores da empresa exportadora e uma diretora da trading company responsável pelas atividades de exportação da empresa pesquisada. Pelos resultados percebe-se que, apesar da exportadora participante do estudo manifestar aspirações e expectativas gerenciais com a possibilidade de obter lucros com os negócios no exterior, esse aspecto não se mostra alinhado a certas características organizacionais importantes para o desempenho exportador bem sucedido, isto é, experiência internacional, comprometimento de recursos e estratégias de marketing internacional.
metadata.ojs.dc.description.abstract: This study aimed to analyze aspects that influence the exporter behavior of the Brazilian company of food sector located in the Minas Gerais State, concerning the theory about the motivational and strategic aspects of internationalization of the firm. It is admitted that such aspects are connected and reveal the way of the international activities are being developed in different foreign markets. The paper can be characterized as a case study that used the semi-structured interview as the main technique to data collection. The sampling of the research was composed by directors of the Brazilian exporting company and the trading company in charge of exporting activities of the company researched. The results showed that in spite of the exporting company revealing beliefs with the possibility to obtain profit with the international business, that aspect does not seem lined up to very important organizational factors to the exporting performance, for example, international experience, resources commitment and international marketing strategies
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/348
metadata.ojs.dc.language: por
Appears in Collections:Organizações Rurais & Agroindustriais

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.