Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9153
Título: Coordenação do sistema da carne bovina no Reino Unido: implicações da rastreabilidade e da tecnologia de informação
Título(s) alternativo(s): Coordination of the beef system in the United Kingdom: implications of traceability and information technology
Autor: Machado, Rosa Teresa Moreira
Zylbersztajn, Decio
Palavras-chave: Assimetria de informação
Tecnologia da informação
Identificação eletrônica
Coordenação da cadeia bovina
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 18-Abr-2011
Referência: MACHADO, R. T. M.; ZYLBERSZTAJN, D. Coordenação do sistema da carne bovina no Reino Unido: implicações da rastreabilidade e da tecnologia de informação. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 6, n. 1, jan./jun. 2004.
Resumo: No presente trabalho, estuda-se a rastreabilidade de alimentos com o uso da Tecnologia, de Informação (TI). Descreve-se a evolução do sistema de rastreabilidade implantado na cadeia da carne bovina no Reino Unido entre 1995 e 2000. De modo particular, adota-se a Economia dos Custos de Transação (ECT) para estudar os efeitos da rastreabilidade na governança das organizações que atuam na cadeia de carne bovina no Reino Unido. Pressupõe-se que existam alterações nos custos de transação decorrentes das novas necessidades de controles rastreáveis e que a TI pode ser incorporada para mitigá-los. É esperado, no curto prazo, enquanto a TI tenha uso restrito, que subsistemas estritamente coordenados sejam organizados. Na medida que a TI se difunde, reduzindo as assimetrias de informação, outras estruturas de coordenação mais flexíveis deverão emergir. Os resultados obtidos no estudo de caso são compatíveis com as previsões teóricas. No final de 1999, o leilão tradicional, fonte não-confiável de bovinos desde a “crise da vaca louca”, voltou a ser alternativa para suprir o varejo no Reino Unido. No texto, são ressaltadas as necessidades de investimentos em ativos específicos para o rastreamento do sistema de carnes que motivam a estruturação de mecanismos de governança com maior poder de coordenação, assim como são apontadas as tendências de uso e difusão de inovações em TI nos processos de rastreabilidade da carne bovina.
Abstract: This paper discusses the traceability concept in the food business. Based on the transaction costs economics, it describes the adoption of traceability mechanisms in the UK beef market and examines the effects on the governance mechanisms in the production and distribution chain. The basic hypothesis is that, in the absence of information technology (IT), strictly coordinated mechanisms will occur. As the use of IT spreads, a decrease in information asymmetry and, consequently, more flexible governance structures may be observed.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/228
Idioma: por
Aparece nas coleções:Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.