Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9153
metadata.ojs.dc.title: Coordenação do sistema da carne bovina no Reino Unido: implicações da rastreabilidade e da tecnologia de informação
metadata.ojs.dc.title.alternative: Coordination of the beef system in the United Kingdom: implications of traceability and information technology
metadata.ojs.dc.creator: Machado, Rosa Teresa Moreira
Zylbersztajn, Decio
metadata.ojs.dc.subject: Assimetria de informação
Tecnologia da informação
Identificação eletrônica
Coordenação da cadeia bovina
Information asymmetry
Information technology
Electronic identification
Beef chain coordination
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 18-Apr-2011
metadata.ojs.dc.identifier.citation: MACHADO, R. T. M.; ZYLBERSZTAJN, D. Coordenação do sistema da carne bovina no Reino Unido: implicações da rastreabilidade e da tecnologia de informação. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 6, n. 1, p. 37-51, jan./jun. 2004.
metadata.ojs.dc.description.resumo: No presente trabalho, estuda-se a rastreabilidade de alimentos com o uso da Tecnologia, de Informação (TI). Descreve-se a evolução do sistema de rastreabilidade implantado na cadeia da carne bovina no Reino Unido entre 1995 e 2000. De modo particular, adota-se a Economia dos Custos de Transação (ECT) para estudar os efeitos da rastreabilidade na governança das organizações que atuam na cadeia de carne bovina no Reino Unido. Pressupõe-se que existam alterações nos custos de transação decorrentes das novas necessidades de controles rastreáveis e que a TI pode ser incorporada para mitigá-los. É esperado, no curto prazo, enquanto a TI tenha uso restrito, que subsistemas estritamente coordenados sejam organizados. Na medida que a TI se difunde, reduzindo as assimetrias de informação, outras estruturas de coordenação mais flexíveis deverão emergir. Os resultados obtidos no estudo de caso são compatíveis com as previsões teóricas. No final de 1999, o leilão tradicional, fonte não-confiável de bovinos desde a “crise da vaca louca”, voltou a ser alternativa para suprir o varejo no Reino Unido. No texto, são ressaltadas as necessidades de investimentos em ativos específicos para o rastreamento do sistema de carnes que motivam a estruturação de mecanismos de governança com maior poder de coordenação, assim como são apontadas as tendências de uso e difusão de inovações em TI nos processos de rastreabilidade da carne bovina.
metadata.ojs.dc.description.abstract: This paper discusses the traceability concept in the food business. Based on the transaction costs economics, it describes the adoption of traceability mechanisms in the UK beef market and examines the effects on the governance mechanisms in the production and distribution chain. The basic hypothesis is that, in the absence of information technology (IT), strictly coordinated mechanisms will occur. As the use of IT spreads, a decrease in information asymmetry and, consequently, more flexible governance structures may be observed.
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/228
metadata.ojs.dc.language: por
Appears in Collections:Organizações Rurais & Agroindustriais

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.