Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCA - Departamento de Ciência dos Alimentos >
DCA - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9625

Title: Avaliação da percepção e preferência dos consumidores em relação a queijo prato
Other Titles: Evaluation of perception and consumer preferences in connection with Prato cheese
???metadata.dc.creator???: Bastos, Rejiane Avelar
Pinto, Sandra Maria
Carneiro, João de Deus Souza
Ramos, Thaís de Melo
Ramos, Fernanda de Melo
Haddad, Felipe Furtini
Keywords: Pesquisa de mercado
Laticínio
Consumidor
Market research
Consumer
Dairy
Publisher: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Issue Date: 5-Oct-2012
Citation: BASTOS, R. A. et al. Avaliação da percepção e preferência dos consumidores em relação a queijo prato. Revista do Instituto de Latícinios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 390, n. 68, p. 12-19, jan./ fev. 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Foi conduzida uma pesquisa de mercado, por meio de entrevistas com consumidores da cidade de Lavras, sul de Minas Gerais, em diferentes locais de comercialização de queijos Prato, com objetivo de avaliar a percepção e preferência dos consumidores em relação a queijos Pratos produzidos por laticínios do sul de Minas Gerais. Foi verificado que o queijo Prato é aceito pelos consumidores devido à qualidade sensorial e pelo fato de que os consumidores encontram este produto com facilidade. O tipo de queijo Prato preferido pelos consumidores é o queijo Prato minilanche, a maioria o adquire embalado e o consomem no lanche. A maioria das pessoas entrevistadas afirmou que as embalagens/rótulos de queijo Prato são ótimas ou boas, sendo que o tamanho, praticidade e conveniencia, são os principais pontos positivos das embalagens. Entretanto, as embalagens/rótulos de queijo Prato precisam ser analisadas, mantendo as características que são consideradas pontos positivos e adequando-as para a eliminação dos pontos negativos, uma vez que foi verificado que 29% dos consumidores acham que as embalagens são péssimas ou regulares, podendo influenciar de maneira negativa na compra do produto. Conclui-se em geral que o queijo Prato apresenta boa aceitação. Os queijos produzidos na região do Sul de Minas Gerais no mercado de Lavras, MG, apresentam boa competitividade no mercado em relação a sua qualidade e aceitação sensorial. Entretanto existem pontos negativos que podem ser melhorados para aumento da competitividade e afirmação das mesmas no mercado, como por exemplo, suas embalagens.
Abstract: It was conducted market research, through interviews with consumers the city of Lavras, south of Minas Gerais, at different locations in marketing Prato cheese, with the objective to evaluate the perception and preference of consumers in relation to Prato cheeses produced by dairy of Southern Minas Gerais. It was found that the Prato cheese is accepted by consumers due to sensory quality and the fact that consumers find this product easily. The type of Prato cheese preferred by consumers is the Prato cheese minisnack, the majority gets packed and consumes at the snack. Most people interviewed said that the packaging / labels Prato cheese are great or good, and the size, practicality and convenience are the main strengths of packaging. However, packaging / labeling of Prato cheese need to be analyzed, keeping the characteristics that are considered strengths and adapting them for the elimination of drawbacks, since it was found that 29% of consumers think the packaging is poor or fair and may negatively influence the purchase. It is generally assumed that the Prato cheese is well accepted. The cheeses produced in the southern region of Minas Gerais market of Lavras, MG, have good competition in the market for their quality and sensory acceptance. However there are drawbacks that can be improved to increase competitiveness and affirmation of the same market, such as packaging.
URI: http://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/view/3
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9625
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DCA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Avaliação da percepção e preferência dos consumidores em relação a queijo prato.pdf427.72 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback