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Título: Social index of educational effectiveness: a new approach from the perspective of promoting equity
Título Alternativo: Índice social de eficácia educacional: uma nova abordagem a partir da perspectiva da promoção da equidade
Autor(es): Leitão, Ulisses Azevedo
Assunto: Avaliação em larga escala
Política de responsabilização educacional
Eficácia educacional e equidade na educação
Modelos de valor agregado
Large-scale assessment
Educational effectiveness
Educational accountability policy
Efficiency and equity in education
Value-added models
Publicador: Arizona State University
Data de publicação: 3-Mai-2015
Referência: LEITÃO, U. A. Social index of educational effectiveness: a new approach from the perspective of promoting equity. Education Policy Analysis Archives, Arizona, v. 23, n. 50, p. 1-29, May 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.1915>. Acesso em: 30 jul. 2015.
Resumo: Neste artigo, propomos um índice, denominado de Índice Social de Eficácia Educacional (SIEE), que permite o estabelecimento de um critério objetivo para definir o perfil da escola em relação à promoção da equidade educacional. Isso torna possível diferenciar as escolas com um “perfil de inclusão”, (SIEE> 0), de escolas com um “perfil de exclusão”, (SIEE <0), dependendo se a escola promove ou não a inclusão educacional, promovendo, portanto, a equidade social. Foram analisadas 272 escolas de ensino fundamental (N = 11.732 alunos) de cinco contextos urbanos no Brasil. Encontrou-se diferentes comportamentos para as duas disciplinas de aprendizagem analisadas, português e matemática, a média SIEE estimada é positiva e negativa, respectivamente. Argumenta-se que o conceito do SIEE é relevante para a análise da eficácia educacional e deve ser considerado por pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.
Abstract: In this article, I propose an index, called the Social Index of Educational Effectiveness (SIEE), which allows the establishment of an objective criterion to define the school’s profile concerning the promotion of educational equity. It makes it possible to differentiate schools with an “inclusionary profile,” (SIEE>0), from those with an “exclusionary profile,” (SIEE<0), depending on whether or not the school fosters educational inclusion, and therefore promoting social equity. I have analyzed 272 schools (N=11,732 students) of five urban contexts in Brazil and found behaviors markedly different for the two learning subjects; reading and mathematics, the mean SIEE yielding positive and negative values, respectively. I argue that the SIEE concept is relevant for the analysis of educational effectiveness and should be considered as such by educational researchers and policymakers
URI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.1915
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9738
Idioma: en_US
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