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Título: Inovação aberta no setor público: soluções inovadoras para a redução do consumo de água nas instituições federais de ensino do Brasil
Autor(es): Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Pereira, José Roberto
Rezende, João Batista
Brito, Mozar José de
Brito, Valéria da Glória Pereira
Assunto: Administração pública
Public administration
Crowdstorming
Inovação aberta
Open innovation
Educação
Education
Participação social
Social participation
Data de publicação: 5-Ago-2015
Referência: CAVALCANTE, C. C. M. Inovação aberta no setor público: soluções inovadoras para a redução do consumo de água nas instituições federais de ensino do Brasil. 2015. 136 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Grande parte dos países menos desenvolvidos já enfrenta períodos incertos e irregulares de chuvas, e as previsões para o futuro indicam que as mudanças climáticas vão tornar a oferta de água cada vez menos previsível e confiável. Diante dessa problemática, o presente trabalho objetivou identificar, por meio da participação social, ideias inovadoras que possibilitem às Instituições Federais de Ensino (IFEs) de o Brasil reduzir gastos com o consumo de água. Para tal objetivo, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Projeto Desafio da Sustentabilidade que, baseado nos conceitos de crowdstorm e participação social, realizou uma consulta pública junto ao público alvo das 104 IFEs brasileiras. Esta consulta pública, envolvendo o tema redução de gastos com água nas IFEs, esteve disponível por 89 dias entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015 e contou com o envio de 8,6 mil ideias que, juntas, receberam 990.454 avaliações (curtidas) e 772.205 comentários. Estas ideias foram avaliadas e selecionadas por uma comissão técnica especialista neste tema e, após a sua avaliação e priorização, foi elaborada uma coletânea com 108 ideias, possibilitando que as IFEs envolvidas desenvolvessem inúmeras inovações para reduzirem seus gastos com o consumo de água. A coletânea foi apresentada no Congresso Internacional de Gestão da Educação no Setor Público (CIGISP) e normatizada pela edição da Portaria MEC no. 370, de 16 de abril de 2015. O resultado desse projeto demonstra que a inovação aberta, por meio da participação social, desempenha um importante papel para potencializar a prospecção de inovações no setor público.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9749
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