Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10758
metadata.teses.dc.title: Maintes - um jogo educacional para apoiar o processo de ensino-aprendizagem sobre manutenção de software
metadata.teses.dc.creator: Carvalho, Matheus Moreira de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Costa, Heitor Augustus Xavier
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alves, Rêmulo Maia
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Monserrat Neto, José
metadata.teses.dc.subject: Manutenção de software
Jogos educacionais
Engenharia de software
Software maintenance
Educational games
Software engineering
metadata.teses.dc.date.issued: 18-Dec-2015
metadata.teses.dc.description.resumo: Atualmente, há alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em várias áreas de estudo. Embora isso seja um importante avanço, a Engenharia de Software ainda apresenta déficit na quantidade de opções disponíveis para auxiliar os estudantes que procuram adquirir conhecimento. Neste trabalho, é apresentado o desenvolvimento do MaintES (Maintenance Educational Software), um jogo educacional computacional 3D para envolver o estudante em um ambiente interativo repleto de desafios relacionados a Manutenção de Software. Este software é disponibilizado pela plataforma Web e o estudante necessita apenas de um computador com acesso a Internet para jogar. Para avaliar a sua utilidade na contribuição no processo de ensino-aprendizagem, foram convidados alunos, professores e pesquisadores para avaliarem o MaintES. Após eles jogarem o MaintES, eles responderam um questionário no qual havia questões para retratar a ludicidade, o sentimento do usuário e o conteúdo sobre manutenção de software. Com a análise das respostas, foi possível verificar que o MaintES pode contribuir significativamente para melhorar a aprendizagem do conteúdo de Manutenção de Software.
metadata.teses.dc.description.abstract: There are alternatives to improve teaching-learning process in various fields of study. Although these alternatives are important advancement, Software Engineering still presents deficit in number of available options to assist students who want to acquire knowledge about this area. This work presents MaintES (Maintenance Educational Software), 3D educational software that seeks to involve students a challenger and interactive environment related to Software Maintenance. This software is provided by the Web platform and the student needs only a computer with Internet access to play. To evaluate its usefulness in contributing in the teaching-learning process, we invited students, teachers, and researchers to assess MaintES. After they play MaintES, they answered a questionnaire in which questions had to know playfulness, user feeling, and content on software maintenance. With the analysis of the responses, we found that MaintES can contribute significantly to better learning of the contents of Software Maintenance.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10758
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.