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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Viviane M.-
dc.creatorPereira, Cristina Guimarães-
dc.creatorSantos, Gabriella-
dc.creatorCarneiro, João de Deus Souza-
dc.creatorPinto, Sandra Maria-
dc.creatorAbreu, Luiz Ronaldo de-
dc.date.accessioned2016-03-08T20:57:20Z-
dc.date.available2016-03-08T20:57:20Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.citationAZEVEDO, V. M. et al. Informação nutricional e influência de atributos sensoriais na aceitação de leites fermentados comerciais. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 66, n. 383, p. 49-56, nov./dez. 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10889-
dc.description.abstractIt is understood as fermented milk products resulting from fermentation of milk pasteurized or sterilized, for ferments lactic present in the milk. In this paper we studied three commercial brands of fermented milks, with specification of “skim milk fermented sweetened.” The objective was to evaluate the brands and the physical and chemical properties, comparing the labels, adherence to the legislation, as well as evaluating the sensory attributes more relevant to the product acceptance. Were performed to analyze moisture, carbohydrates, protein, ash, fat, calcium, sodium, L *, b *, acidity and pH of the brands A, B and C, which were then correlated with the nutrition information presented in the label and with specific legislation. The results were taken from analysis of variance (ANOVA) and Tukey test at 5% probability. The sensory performance of the fermented milks was assessed by cluster analysis, conducted with 60 judges, untrained, of varying ages. The brands of fermented milk had been evaluated according to the legislation in relation to fat content and acidity, getting the values on the protein below the required. Cluster analysis indicated that the largest share of evaluated consumers preferred fermented milk with low acidity, taste sweeter and suggested a low influence of the color attribute in the choice of different fermented milks. The intention to buy the brand C had the highest acceptance, representing 78.3% of consumers with scores corresponding to the term “probably buy”.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEmpresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Geraispt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceRevista do Instituto de Laticínios Cândido Tostespt_BR
dc.subjectComposição centesimalpt_BR
dc.subjectRotulagempt_BR
dc.subjectAgrupamentopt_BR
dc.subjectLeite - Legislaçãopt_BR
dc.subjectChemical compositionpt_BR
dc.subjectLabelingpt_BR
dc.subjectGroupingpt_BR
dc.subjectMilk - Legislationpt_BR
dc.titleInformação nutricional e influência de atributos sensoriais na aceitação de leites fermentados comerciaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEntende-se por leites fermentados os produtos resultantes da fermentação do leite pasteurizado ou esterilizado, por fermentos lácticos próprios. Neste trabalho foram estudadas três marcas comerciais de leites fermentados, com especificação de "Leite fermentado desnatado adoçado". Objetivou-se avaliar as marcas quanto às propriedades físicas e químicas, comparar com os rótulos, adequação à legislação, além de avaliar os atributos sensoriais mais relevantes na aceitação do produto. Foram realizadas análises de umidade, carboidratos, proteína, cinzas, gordura, cálcio, sódio, L*, b*, acidez e pH das marcas A, B e C, que posteriormente foram correlacionadas com a informação nutricional presente no rótulo e legislação específica. A partir dos resultados foram realizadas análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey a 5% de probabilidade. O desempenho sensorial dos leites fermentados foi avaliado através de análise de cluster, realizado com 60 julgadores, não treinados, de idades variadas. As marcas de leite fermentado avaliadas apresentaram conformidade com a legislação em relação ao teor de gordura e acidez, obtendo valores abaixo dos exigidos quanto à proteína somente para a amostra A. A análise de cluster indicou que a maior parcela dos consumidores avaliados preferiram leite fermentado com baixa acidez, sabor mais doce e sugeriu uma baixa influência do atributo cor na escolha de diferentes leites fermentados. Quanto à intenção de compra a marca C obteve maior aceitação, representando 78,3% dos consumidores com escore correspondendo ao termo "provavelmente compraria".pt_BR
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