Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vallin, Celso | - |
dc.creator | Alvarenga, Carolina Faria | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T19:50:38Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22T19:50:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-04 | - |
dc.identifier.citation | VALLIN, C.; ALVARENGA, C. F. O projeto pedagógico na educação a distância. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 10-17, abr. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rede lnternacional de Grupos de Investigação em Educação e Tecnologia (REGIET) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.source | Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Docência compartilhada | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Plano de ensino | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Collaborative teaching | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Teaching plan | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical mediation | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training of | pt_BR |
dc.title | O projeto pedagógico na educação a distância | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo analisa a elaboração do projeto pedagógico de disciplina de cursos no contexto da educação a distância, com momentos presenciais e também períodos em que a comunicação e o envio de documentos se dá pela internet. Ao longo das análises, mostra como a docência é composta por vários papeis que devem ser conhecidos e realizados de forma integrada. A ênfase é dada ao papel da docente de disciplina que será a principal responsável pela elaboração do projeto pedagógico, em colaboração com outras pessoas que compõem a docência. São também observadas algumas condições que podem compor um projeto pedagógico inovador. O aporte teórico rejeita o tratamento tradicional dado à tutoria, preferindo pensar em docentes em colaboração e em construções conjuntas e problematizadas. O coletivo de docentes é visto como um grande desafio da EAD em nossos dias, mas, ao mesmo tempo, como um fator enriquecedor, abrindo possibilidade para quebrar situações de isolamento e individualismos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_O projeto pedagógico na educação a distância.pdf | 642,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons