Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVallin, Celso-
dc.creatorAlvarenga, Carolina Faria-
dc.date.accessioned2016-07-22T19:50:38Z-
dc.date.available2016-07-22T19:50:38Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.citationVALLIN, C.; ALVARENGA, C. F. O projeto pedagógico na educação a distância. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 10-17, abr. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11419-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRede lnternacional de Grupos de Investigação em Educação e Tecnologia (REGIET)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceRevista Contemporaneidade, Educação e Tecnologiapt_BR
dc.subjectDocência compartilhadapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCollaborative teachingpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectTeaching planpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectTeachers - Training ofpt_BR
dc.titleO projeto pedagógico na educação a distânciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a elaboração do projeto pedagógico de disciplina de cursos no contexto da educação a distância, com momentos presenciais e também períodos em que a comunicação e o envio de documentos se dá pela internet. Ao longo das análises, mostra como a docência é composta por vários papeis que devem ser conhecidos e realizados de forma integrada. A ênfase é dada ao papel da docente de disciplina que será a principal responsável pela elaboração do projeto pedagógico, em colaboração com outras pessoas que compõem a docência. São também observadas algumas condições que podem compor um projeto pedagógico inovador. O aporte teórico rejeita o tratamento tradicional dado à tutoria, preferindo pensar em docentes em colaboração e em construções conjuntas e problematizadas. O coletivo de docentes é visto como um grande desafio da EAD em nossos dias, mas, ao mesmo tempo, como um fator enriquecedor, abrindo possibilidade para quebrar situações de isolamento e individualismos.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_O projeto pedagógico na educação a distância.pdf642,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons