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Título : A elevação do nível de escolaridade da população brasileira e a diminuição da oferta de mão-de-obra de serviços que exigem um menor grau de escolaridade: uma análise de regressão e correlação
Autor: Rodrigues, Tonny Kerley de Alencar
Vasconcelos, Janaína Martins
Vilas Boas, Ana Alice
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Santos, Antonio Carlos dos
Morin, Estelle
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Escolaridade
Subemprego
Força de trabalho - Efeito da educação
Labor Market
Schooling
Underemployment
Labor supply - Effect of education on
Publicador: Faculdade Santo Agostinho
Data da publicação: Jan-2012
Referência: RODRIGUES, T. K. de A. et al. A elevação do nível de escolaridade da população brasileira e a diminuição da oferta de mão-de-obra de serviços que exigem um menor grau de escolaridade: uma análise de regressão e correlação. Revista FSA, Teresina, v. 9, n. 1, p. 15-31, jan./jul. 2012.
Resumo : Muitos estudos do Governo Federal, conforme IBGE (2011) e RAIS (2011), têm mostrado que a elevação do nível de escolaridade da população brasileira nos últimos anos tem afetado a oferta de mão-de-obra de serviços que exigem uma menor qualificação. Esta pesquisa busca comprovar e validar, através de modelos estatísticos com análises de regressão e correlação, a real ocorrência deste fato. Para essa aplicação foram utilizadas informações retiradas da base de dados estatísticos RAIS/CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego que mostra a evolução de 2000 a 2010 do nível de escolaridade da força de trabalho brasileira. Como contribuição teórica, este trabalho discute a visão paradigmática atual de mercado de trabalho e as abordagens clássica e keynesiana sobre a temática. A pesquisa é exploratória, descritiva, explicativa e aplicada, sendo sua investigação documental e bibliográfica.
Abstract: Many studies of the Federal Government, according to IBGE (2011) and RAIS (2011) have shown that raising the educational level of the population in recent years has affected the supply of labor-intensive services that require a lower qualification. This research seeks to demonstrate and validate, through statistical models with regression and correlation, the actual occurrence of this fact. For this application we used information taken from the statistical database RAIS / CAGED the Ministry of Labor and Employment that shows the evolution from 2000 to 2010 the level of education of the Brazilian labor force. As a theoretical contribution, this paper discusses the paradigmatic view current of job market and the classical and Keynesian approaches on the subject. The research is exploratory, descriptive, explanatory, applied, documentary and bibliographic.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11503
Idioma: pt_BR
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