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dc.creatorSilva, Gislaine de Fátima Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-02-01T16:09:05Z-
dc.date.available2017-02-01T16:09:05Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.date.submitted2016-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, G. de F. F. da. “Arte por toda parte”: as vozes das diferenças entre imaginários, monstros e máscaras. 2017. 153 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12216-
dc.description.abstractThe present work brings to stage the theatric practices developed by an art-educator from the Teatro da Pedra, during the activities of the project ―Arte por toda parte‖, at a municipal school of Campo das Vertentes, Minas Gerais. By this research, it is ought to problematize the actions of the Cia. Teatral and verify if the theater enables a thinking and rethinking the differences, highlighting the (d)efficiencies and the monstrosities, present in a scholar environment, that assume the disciplinary role and the standard adjustments function. It is conceived, in the weaving of this text, foucaultian studies, that verse to approach and discuss the concepts of normality and governmentality at the power regimes that determine the normal and the abnormal. Therefore, a qualitative approach research was supported by bibliographic survey; documental analysis; participant observation and open interviews, directed to the art-educators of the Cia. Teatral, teachers of the regular school system and children subject to the present research. The analysis of the referred material, subsidized by a post-critical referential and supported on research methodologies of the Gilbert Durand (2011) imaginarium, categorized, discursively, the empirical material in four mythemes – mask, mantle/cap, serpent and monster, aiming at problematize the truths and power relations that surround the scholar society on screen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTeatro – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPráticas teatraispt_BR
dc.subjectEscolas – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEscolas – Normaspt_BR
dc.subjectTheater – Social aspectspt_BR
dc.subjectTheatrical Practicespt_BR
dc.subjectSchools – Social aspectspt_BR
dc.subjectSchools – Standardspt_BR
dc.title“Arte por toda parte”: as vozes das diferenças entre imaginários, monstros e máscaraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Clareto, Sônia Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho traz ao palco as práticas teatrais desenvolvidas por um arte-educador do Teatro da Pedra, durante as atividades do projeto ―Arte por toda parte‖, em uma Escola Municipal do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Busca-se, através desta pesquisa, problematizar as ações da Cia. Teatral e verificar se o teatro viabiliza um pensar e repensar as diferenças, em destaque as (d)eficiências e as monstruosidades, presentes em um ambiente escolar, que assuma o papel disciplinador e a função de ajustamento das normas. Concebem-se, na tecedura deste texto, estudos foucaultianos que versam abordar e discutir os conceitos de normalidade e governamentalidade nos regimes de poder que determinam o normal e o anormal. Para tanto, a investigação de cunho qualitativo respaldou-se em levantamento bibliográfico; análise documental; observação participante e entrevistas abertas, direcionadas à arte-educadoras/es da Cia, docentes da rede regular de ensino e às crianças, sujeitos da vigente pesquisa. A análise do referido material, subsidiada por um referencial pós-crítico e amparada nas metodologias de investigação do imaginário de Gilbert Durand (2011), categorizou, discursivamente, o material empírico em quatro mitemas – máscara, manto/capa, serpente e monstro -, visando problematizar as verdades e relações de poder que circundam a sociedade escolar em tela.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
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