Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12486
metadata.artigo.dc.title: Influência da saturação por bases na qualidade e crescimento de mudas de cedro-australiano (Toona ciliata M. Roem var. australis)
metadata.artigo.dc.title.alternative: Influence of base saturation in quality and growth of australian cedar seedlings (Toona ciliata M. Roem var. australis)
metadata.artigo.dc.creator: Braga, Marilena de Melo
Furtini Neto, Antonio Eduardo
Oliveira, Anna Hoffmann
metadata.artigo.dc.subject: Cedro-australiano - Mudas - Qualidade
Acidez do solo - Correção
Saturação por bases
Australian cedar - Seedlings - Quality
Soil acidity - Amendments
Base saturation
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Santa Maria
metadata.artigo.dc.date.issued: Jan-2015
metadata.artigo.dc.identifier.citation: BRAGA, M. de M.; FURTINI NETO, A. E.; OLIVEIRA, A. H. Influência da saturação por bases na qualidade e crescimento de mudas de cedro-australiano (Toona ciliata M. Roem var. australis). Ciência Florestal, Santa Maria, v. 25, n. 1, p. 49-58, jan./mar. 2015.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O cedro-australiano (Toona ciliata M. Roem var. australis) é uma espécie promissora para plantios comerciais em função da qualidade e ampla utilização da sua madeira e de seu alto retorno financeiro em um pequeno espaço de tempo. No entanto, são escassas as informações sobre o comportamento desta espécie em relação à acidez do solo. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a influência de diferentes níveis de saturação por bases sobre o crescimento e a qualidade de mudas de cedro-australiano. A saturação por bases do substrato foi elevada para 21,3; 33,2; 47,9; 60,4 e 70,0%, através da adição de diferentes doses de calcário com teor de 12% MgO e 50% CaO (PRNT 95%) em vasos com capacidade para 3,5 dm3 que continham Latossolo Vermelho Distroférrico típico. Aos 120 dias após o transplantio foram obtidos: altura, diâmetro do coleto, matéria seca das raízes, parte aérea e total. Determinou-se, também, as relações altura/diâmetro do coleto, altura/matéria seca da parte aérea, matéria seca da parte aérea/matéria seca de raiz e o índice de qualidade de Dickson. As mudas de cedro-australiano respondem positivamente à elevação da saturação por bases. As respostas positivas das variáveis morfológicas analisadas apontam para a necessidade de se fazer a correção da acidez do solo elevando o nível de saturação por bases para 50%, no intuito de maximizar a produtividade da cultura.
metadata.artigo.dc.description.abstract: O cedro-australiano (Toona ciliata M. Roem var. australis) é uma espécie promissora para plantios comerciais em função da qualidade e ampla utilização da sua madeira e de seu alto retorno financeiro em um pequeno espaço de tempo. No entanto, são escassas as informações sobre o comportamento desta espécie em relação à acidez do solo. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a influência de diferentes níveis de saturação por bases sobre o crescimento e a qualidade de mudas de cedro-australiano. A saturação por bases do substrato foi elevada para 21,3; 33,2; 47,9; 60,4 e 70,0%, através da adição de diferentes doses de calcário com teor de 12% MgO e 50% CaO (PRNT 95%) em vasos com capacidade para 3,5 dm3 que continham Latossolo Vermelho Distroférrico típico. Aos 120 dias após o transplantio foram obtidos: altura, diâmetro do coleto, matéria seca das raízes, parte aérea e total. Determinou-se, também, as relações altura/diâmetro do coleto, altura/matéria seca da parte aérea, matéria seca da parte aérea/matéria seca de raiz e o índice de qualidade de Dickson. As mudas de cedro-australiano respondem positivamente à elevação da saturação por bases. As respostas positivas das variáveis morfológicas analisadas apontam para a necessidade de se fazer a correção da acidez do solo elevando o nível de saturação por bases para 50%, no intuito de maximizar a produtividade da cultura.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12486
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Influência da saturação por bases na qualidade....pdf845,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons