Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1260
Título: A matemática como ferramenta para o ensino de física: funções polinomiais do 1º e do 2º grau e a cinemática
Autor : Assis, Emílio Silva de
Primeiro orientador: Cristo, Osnel Broche
Primeiro membro da banca: Cunha, Carlos Alberto Raposo da
Vera, José Alberto Castro Nogales
Área de concentração: Matemática
Palavras-chave: Função polinomial
Cinemática
Ensino-aprendizagem
Física
Interdisciplinaridade
1st and 2nd degree polynomial function
Kinematic
Interdisciplinarity
Data da publicação: 2013
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: ASSIS, E. S. de. A matemática como ferramenta para o ensino de física : funções polinomiais do 1º e do 2º grau e a cinemática. 2013. 45 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: A motivação inicial para com esta pesquisa foi a elaboração de um Seminário envolvendo Cinemática e Funções, apresentado para 247 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belo Horizonte. O texto foi elaborado para este público específico, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, contudo não detalharemos alguns conteúdos trabalhados em anos ou momentos anteriores. O estudo gráfico e algébrico de funções polinomiais de 1º e 2º graus não são assuntos novos dentre aqueles presentes no currículo do ensino de Matemática para o 1º ano do Ensino Médio. Com essa pesquisa propõe-se uma análise gráfica e algébrica com uma abordagem interdisciplinar, entre os conteúdos de funções (matemática) e os conteúdos de cinemática, a fim de descaracterizar o tratamento específico e complexo que a maioria dos professores de matemática e física dá a esses conteúdos. O enfoque que daremos a essa pesquisa será para a solução de problemas envolvendo a cinemática com análise gráfica e algébrica das funções polinomiais de 1º e 2º graus, pois as mesmas são utilizadas como pano de fundo durante o tratamento físico de todo o conteúdo de cinemática. Em geral as soluções dos problemas de cinemática são dadas sem a correlação com as funções polinomiais.
The initial motivation of this research was the elaboration of a seminar involving Kinematics and Functions, and presented to 247 students of the 1st year of high school, in a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The text was elaborated for this specific public, however, we will not detail a few of the contents worked with in previous years or moments. The graphic and algebraic study of 1st and 2nd degree polynomial functions are not new among those present in the mathematics curriculum for the 1st year of high school. This research proposes a graphic and algebraic analysis with an interdisciplinary approach, among the functions (mathematics) and kinematics content, in order to de-characterize the specific and complex treatment which most mathematics and physics teachers give to these contents. The focus of this research will be the solution of problems involving kinematics with graphic and algebraic analysis of the 1st and 2nd degree polynomial functions, for they are used as background during the physical treatment of all kinematics content. In general, the solutions to the kinematics problems are given without the correlation with polynomial functions.
metadata.teses.dc.description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1260
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.