Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1265
Título: Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental
Autor : Bahia, Rosan Marcos
Primeiro orientador: Cristo, Osnel Broche
Primeiro membro da banca: Avila, Jorge Andrés Julca
Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré
Área de concentração: Matemática
Palavras-chave: Ensino de função
Grandeza
Fórmula
Gráfico de função
Function teaching
Quantities
Formula
Function graph
Data da publicação: 2013
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: BAHIA, R. M. Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental. 2013. 55 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O objetivo principal com este projeto é enfatizar a construção do conceito de função tendo como base uma abordagem significativa utilizando variação entre grandezas interdependentes por meio de tabelas, padrões, regularidades, gráficos e consequentemente expressar algebricamente essa interdependência. Privilegiando o que é essencial no conceito de função sem chegar à formalização de sua definição matemática neste nível de ensino, visto que no 1º ano do Ensino Médio é que acontece esse aprofundamento. O desenvolvimento do projeto teve como eixo a variação entre grandezas seguindo a sequência: a partir de situação-problema, construir tabelas para obtenção de uma fórmula que relaciona uma grandeza com a outra; em seguida, a partir de situação-problema explorar padrões e regularidades para estabelecer uma fórmula que relaciona duas grandezas; e finalmente, a partir de situação-problema, apresentar o recurso do gráfico como sendo o “retrato” da função que relaciona duas grandezas interdependentes. Neste momento, propõe-se a utilização de um software que gera gráficos de funções a partir de suas fórmulas.
This project has as main objective of emphasizing the construction of the function concept based on a significant approach using variance among interdependent quantities through tables, patterns, regularities and graphics, and, consequently, expressing this interdependence algebraically. Focusing on what is essential in the concept of function without formalizing its mathematical definition on this level of education, whereas it is in the first year of high school where this deepening occurs. The development of the project presented as its axis the variance between quantities following the sequence: from the situation/problem, explore patterns and regularities in order to establish a formula which relates two quantities; and, finally, from the situation/problem, present the graphic resource as a “photograph” of the function which relates two interdependent quantities. At this point, we propose the use of a software which generates function graphs from their formulas.
metadata.teses.dc.description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1265
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental.pdf431,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.