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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Gonçalves, L. V. | - |
dc.creator | Souza, M. J. de | - |
dc.creator | Nascimento Junior, A. F. | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T17:09:57Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T17:09:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, L. V.; SOUZA, M. J. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O filme “Brava Gente Brasileira” como problematizador da cultura indígena na formação de professores de ciências e biologia: uma prática do PIBID de biologia. Revista Práxis, [S. l.], v. 7, p. 575-581, jun. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/simposio/IV_Simposio_MECSMA.pdf | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12717 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes discussion possibilities of indigenous culture aspects presented in the movie ‘Brava Gente Brasileira’. This film was shown during a short course for teacher training developed by members of the Institutional Program de Initiation Teaching (PIBID) - Biology of the Federal University of Lavras - MG (UFLA). The space sought discuss, from the film, aspects of indigenous culture from an intercultural perspective and criticizes targeting a teacher education for cultural diversity, challenging stereotypes and prejudices, seeking to contextualize the importance of teacher training for cultural diversity. The film was shown at the Natural History Museum of UFLA and was attended science and biology teachers in initial and continuing education. After viewing the film were made contextualizing and reflections seeking to discuss what the participants understood of the film. The discussions were, first, related to some scenes of the movie that had sensitized the participants. Subsequently, these scenes were discussed among the cultural and social aspects, traing to make relations with the school environment and teacher training. By analyzing the videos one can see that the film in question became a potentiating tool in discussing aspects of indigenous culture, contributing to significant problematizations, providing a teacher training focused on intercultural perspective, since the role of the teacher, as an educator of future citizens, must provide the student with different cultural aspects in a critical and reflective way student with different cultural aspects of critical and reflective way. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário de Volta Redonda | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista Práxis | pt_BR |
dc.subject | Cultura Indígena | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Cinema no ensino | pt_BR |
dc.subject | Indigenous culture | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Cinema in teaching | pt_BR |
dc.title | O filme “Brava Gente Brasileira” como problematizador da cultura indígena na formação de professores de ciências e biologia: uma prática do PIBID de biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | The film “Brava Gente Brasileira” as problematization of the indigenous culture in teacher training of the sciences and biology: a PIBID biology practice | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar as possibilidades de discussão de aspectos da cultura indígena á partir do filme ‘Brava Gente Brasileira”. Este filme foi exibido durante um minicurso para formação de professores desenvolvido pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de biologia da Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA). O espaço buscou discutir, á partir do filme, aspectos da cultura indígena numa perspectiva intercultural e critica visando uma formação de professores para a pluralidade cultural, questionando os estereótipos e preconceitos e, buscando contextualizar a importância da formação de professores para uma diversidade cultural. O filme foi exibido no Museu de Historia Natural da UFLA e contou com a presença de professores de ciências e biologia em formação inicial e continuada. Após a exibição do filme foram feitas problematizações e reflexões buscando-se discutir o que os participantes compreenderam do filme. As discussões foram, primeiramente, relacionadas á algumas cenas do filme que ‘sensibilizaram’ os participantes. Posteriormente, estas cenas foram discutidas em meio aos aspectos culturais e sociais, buscando fazer relações com o contexto escolar e a formação de professores. Através da análise do vídeo pode-se perceber que, o filme em questão se tornou uma ferramenta potencializadora na discussão de aspectos da cultura indígena contribuindo para problematizações significativas proporcionando uma formação de professores voltada para a perspectiva intercultural, uma vez que o papel do professor, como formador de futuros cidadãos, precisa proporcionar ao aluno diferentes aspectos culturais de forma crítica e reflexiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
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