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metadata.ojs.dc.title: Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite
metadata.ojs.dc.title.alternative: Strategic positioning in the dairy chain: analysis of competitive strategies of a milk production cooperative
metadata.ojs.dc.creator: Kelm, Maiquel Silva
Sausen, Jorge Oneide
Kelm, Martinho Luis
metadata.ojs.dc.subject: Vantagem competitiva
Leite - Cadeia produtiva
Competitividade
Competitive advantage
Milk - Production chain
Competitiveness
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 19-Nov-2015
metadata.ojs.dc.identifier.citation: KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico na cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 3, p. 369-382, nov. 2015.
metadata.ojs.dc.description.resumo: Descreve-se, neste estudo, o posicionamento estratégico de uma Cooperativa de Produtores de Leite, localizada no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2005 e 2013. Apresenta a descrição das estratégias utilizadas pela Cooperativa, evidenciando três períodos estratégicos importantes e as estratégias competitivas, concebidas em cada período. Trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada e descritivo, numa perspectiva de pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987). No que tange aos procedimentos de coleta e análise dos dados foi utilizada a abordagem da direct research (MINTZBERG, 1979). Os resultados da análise revelam que a Cooperativa concentrou sua estratégia competitiva basicamente em dois focos: no produtor rural, estabelecendo diferenciais em termos de assistência técnica qualificada e no relacionamento de parceria cooperativa/cooperado; e no consumidor final, de modo a ofertar um produto de qualidade e originalidade, como diferencial competitivo.
metadata.ojs.dc.description.abstract: We describe, in this study, the strategic positioning of a cooperative of milk producers located in the State of Rio Grande do Sul, for the period from 2005 to 2013. We describe strategies used by the cooperative, highlighting three important strategic periods, and the competitive strategies designed for each period. It is an applied and descriptive case study performed in the qualitative perspective (TRIVIÑOS, 1987). Regarding procedures used to collect and analyze data, we used the direct research approach as outlined in Mintzberg (1979). Results show that the cooperative focused its competitive strategy in two basic aspects: in the rural producer, establishing differentials in terms of qualified technical assistance, and the partnership between the cooperative and its members; and in the final consumer, in order to offer a product with quality and originality, with a competitive advantage.
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1029
metadata.ojs.dc.language: por
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