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dc.creatorGontijo, Ivaldo Amaral-
dc.date.accessioned2017-06-02T12:23:43Z-
dc.date.available2017-06-02T12:23:43Z-
dc.date.issued2017-05-26-
dc.date.submitted2017-02-22-
dc.identifier.citationGONTIJO, I. A. Elaboração e uso de material didático manipulativo para explorar conceitos de cinemática vetorial: uma proposta para o ensino fundamental. 2017. 130 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13112-
dc.description.abstractThis work contemplates the elaboration and development of a didactic unit for the 9th year of elementary education involving the formalization of vector concepts in the teaching of kinematics. To give theoretical support to the research was used the Significative Learning Theory, proposed by Ausubel and as methodology of work the Resolution Problems, proposed by Polya. As didactic strategy we used the activities in groups, activities with the potential to exchange meanings among the students and facilitate the mediation between students and teacher. Among the didactic means used are the use of manipulative materials, elaborated by the authors of the work, from low-cost materials such as battens and PVC pipes. The activities that make up the didactic unit were planned from the perspective of a student with a reflexive and active posture towards a certain problem aiming with this an effective participation of the same in the process of construction of his own knowledge, that is, it is expected that the student feels protagonist in the process of building their knowledge and not mere support. The didactic unit was developed and analyzed in a class of 25 students of the 9th grade of E. E. Chico Marçal, in the city of Moema MG during seven lectures of fifty minutes. The impact of the proposal is described and evaluated throughout this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectUnidade didáticapt_BR
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectCinemática - Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMaterial manipulativopt_BR
dc.subjectFísica - Materiais didáticospt_BR
dc.subjectDidactic unitpt_BR
dc.subjectPhysics - Teachingpt_BR
dc.subjectKinematics - Teachingpt_BR
dc.subjectSignificant learningpt_BR
dc.subjectManipulative materialpt_BR
dc.subjectPhysics - Teaching materialspt_BR
dc.titleElaboração e uso de material didático manipulativo para explorar conceitos de cinemática vetorial: uma proposta para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeElaboration and use of manipulative didactic material to explore concepts of vector kinematics: an elementary education proposalpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da-
dc.contributor.advisor-co1Libardi, Helena-
dc.contributor.referee1Gomes, Alessandro Damásio Trani-
dc.contributor.referee2Corrêa Filho, João Antônio-
dc.contributor.referee3Charret, Iraziet da Cunha-
dc.description.resumoEste trabalho contempla a elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática para o 9º ano do ensino fundamental envolvendo a formalização de conceitos vetoriais no ensino da cinemática. Para dar suporte teórico à pesquisa, foi usada a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel e, como metodologia de trabalho, a Resolução de Problemas, proposta por Polya. Como estratégia didática principal recorreu-se às atividades em grupos, atividades com potencial de intercambiar significados entre os estudantes e facilitar a mediação entre alunos e professor. Dentre os recursos didáticos utilizados destaca-se o uso de materiais manipulativos, elaborados pelos autores do trabalho a partir de materiais de baixo custo, como sarrafos e tubos de PVC. As atividades que compõem a unidade didática foram planejadas na perspectiva de um estudante com uma postura reflexiva e ativa diante de um determinado problema, objetivando com isso uma participação efetiva do mesmo no processo de construção de seu próprio conhecimento, ou seja, é esperado que o estudante se sinta protagonista no processo da construção de seu conhecimento e não mero coadjuvante. A unidade didática foi desenvolvida e analisada em uma turma de 25 alunos do 9º ano do ensino fundamental da E. E. Chico Marçal, na cidade de Moema MG, durante sete aulas de cinquenta minutos. O impacto da proposta é descrito e avaliado ao longo da dissertação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8971121A1pt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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