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dc.creatorCorrêa Júnior, Delorme-
dc.date.accessioned2017-06-21T13:35:46Z-
dc.date.available2017-06-21T13:35:46Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.date.submitted2017-04-26-
dc.identifier.citationCORRÊA JÚNIOR, D. Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas com tratores. 2017. 87 p. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13246-
dc.description.abstractThe use of embedded systems in data acquisition for the operational assessment of agricultural machinery has the objective of informing the operator values of the operational performance variables that are measured in real time, in a manner that allows the operator to make decisions and correct possible errors and operational flaws. In this work, the objective was to develop and use an automatic data acquisition system based on Arduino circuit board for obtaining values for wheel sliding and hourly fuel consumption. The system communicated with the portable device (tablet) by means of Bluetooth, and stored data in memory card. For the system validation, a traction operation trial was conducted, having a A950 Valtra tractor dragged a BX6110 Agrale tractor, varying the breaking gears of the Agrale tractor (4A, 2A, 4B and 3M) and considering two soil preparation systems (conventional and direct planting). Further, a randomized blocks design with 4 gears, 2 soil preparation systems, was used, with 3 blocks and 3 replicates. The means were analyzed by the Tukey test at 5% of probability. The acquisition system had the objective concluded and allowed the obtaining of real time data, as well as the storage of the data in the memory card. The gears greatly influenced wheel sliding. The highest values occurred with gears 4B and 3M (8.94% and 11.19%, respectively), while the highest fuel consumption value (7.84 L.h-1) occurred in the conventional system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMáquinas agrícolas – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMáquinas agrícolas – Consumo de combustívelpt_BR
dc.subjectSistemas de coleta automática de dadospt_BR
dc.subjectAgricultural machinery – Evaluationpt_BR
dc.subjectAgricultural machinery – Fuel consumptionpt_BR
dc.subjectAutomatic data collection systemspt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas com tratorespt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and validation of an embedded system for monitoring agricultural operations with tractorpt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Agrícolapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Volpato, Carlos Eduardo Silva-
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Bruno Henrique Groenner-
dc.contributor.referee1Barbosa, Bruno Henrique Groenner-
dc.contributor.referee2Ferraz, Gabriel Araújo e Silva-
dc.contributor.referee3Barbosa, Ronald Leite-
dc.contributor.referee4Andrade, Ednilton Tavares de-
dc.description.resumoA utilização de sistemas embarcados na aquisição de dados para a avaliação operacional de máquina agrícola tem como objetivo informar ao operador valores de variáveis de desempenho operacional que estão sendo medidos em tempo real, de forma que auxilie o operador a tomar decisões, corrigir possíveis erros e falhas operacionais. Objetivou-se, com o presente trabalho, desenvolver e utilizar sistema de aquisição automática de dados baseando-se na placa eletrônica Arduino para obtenção de valores de patinagem dos rodados e consumo horário de combustível. O sistema comunicou-se via bluetooth com aparelho portátil (tablet) e armazenou os dados em cartão de memória. Para validação do sistema, foi realizado ensaio de operação de tração em que um trator marca Valtra modelo A950 arrastou outro da marca Agrale modelo BX6110 variando-se marchas de frenagem no trator Agrale (4A, 2A, 4B e 3M) e em dois sistemas de preparo do solo (convencional e plantio direto). Seguiu-se o delineamento de blocos ao acaso com 4 marchas, 2 sistemas de preparo do solo, em 3 blocos e com 3 repetições, e as médias obtidas foram analisadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. O sistema de aquisição teve seu objetivo concluído, e permitiu a obtenção dos dados em tempo real e armazenamento dos dados em cartão de memória. As marchas influenciaram significativamente na patinagem dos rodados, em que os maiores valores ocorreram nas marchas 4B e 3M (8,94% e 11,19%, respectivamente), enquanto o maior valor do consumo de combustível (7,84 L.h-1) ocorreu no sistema convencional.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenhariapt_BR
dc.subject.cnpqMáquinas e Implementos Agrícolaspt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Doutorado (Teses)



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