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Título : Diferenças entre a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira e do Programa Mais Educação
Título(s) alternativo(s): Differences between the perspective for integral education in Anísio Teixeira and Mais Educação Program
Autor: Silva, Bruno Adriano Rodrigues da
Palavras-chave: Educação integral em tempo integral
Programa Mais Educação
Anísio Teixeira
Direito à educação
Full-time education
Right to education
Publicador: Faculdade de Educação/UNICAMP
Data da publicação: Mar-2015
Referência: SILVA, B. A. R. da. Diferenças entre a perspectiva de educação integral de Anísio Teixeira e do Programa Mais Educação. Revista Histedbr On-Line, [Campinas], v. 15, n. 61, mar. 2015.
Resumo : As discussões recentes sobre o tema da educação integral em tempo integral no campo da educação apresentam a predominância da perspectiva do programa Mais Educação que é uma estratégia do Ministério da Educação visando à ampliação da jornada escolar nas escolas públicas brasileiras, conforme prevê a legislação. Esse programa justifica a sua perspectiva fazendo referência ao trabalho desenvolvido pelo educador Anísio Teixeira, no entanto acreditamos que essa perspectiva de educação integral do Mais Educação realiza uma leitura equivocada desse trabalho, porque desconsidera os elementos contextuais pertinentes à produção desse educador. Essa será a hipótese que conduzirá o trabalho, cujo objetivo é identificar e demonstrar as diferenças entre a perspectiva do programa Mais Educação e do educador Anísio Teixeira, colocando em relevo as suas contribuições para o tema da educação integral em particular, e, em geral, para a oferta do direito à educação que se pretenda universal, isto é, para todos.
Abstract: The recent discussions about full-time education theme on the education field shows the predominance of perspective of the Mais Educação program, that is a strategy of Ministerio da Educação aiming to extend journey in Brazilian public schools, as the law provides. This program justifies its perspective by reference to the work of the educator Anísio Teixeira, however we believe this perspective of full-time education in the Mais Educação program performs a misreading of this work, because disregards contextual elements in production of this educator. This is the hypothesis will lead the work that follows, whose goal is to identify and demonstrate the differences between the perspective of Mais Educação program and the educator AnisioTeixeira, putting emphasis on their contributions to the theme of full-time education in particular and for offer of the right to education that is to be universal, namely, for all.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13318
Idioma: pt_BR
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