Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13721
Título: Intensidade da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro quanto à face de exposição das plantas
Título(s) alternativo(s): Effects of sun exposition on rust and cercospora leaf spot intensity on coffee plants
Autores: Custódio, Adriano Augusto de Paiva
Pozza, Edson Ampélio
Custódio, Anselmo Augusto de Paiva
Souza, Paulo Estevão de
Lima, Luiz Antônio
Lima, Luciana Maria de
Palavras-chave: Epidemiologia
Ferrugem
Cercosporiose
Molhamento foliar
Sombreamento
Epidemiology
Coffee rust
Cercospora leaf spot
Leaf wetting
Solar shading
Data do documento: 1-Ago-2017
Editor: Editora UFLA (Editora da Universidade Federal de Lavras)
Citação: CUSTÓDIO, A. A. de P. et al. Intensidade da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro quanto à face de exposição das plantas. Coffee Science, Lavras, v. 5, n. 3, p. 214-228, set./dez. 2010. DOI: 10.25186/cs.v5i3.338.
Resumo: O conhecimento da ocorrência de doenças foliares do cafeeiro, quanto à face de exposição das plantas, poderá auxiliar na melhor representatividade adotada na amostragem quanto aos índices das doenças, reduzindo perdas no campo. Objetivou-se, neste trabalho avaliara incidência e a severidade da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Broome) e a incidência da cercosporiose (Cercospora coffeicola Berk. &Cooke (= Mycosphaerella coffeicola (Cooke) Stev. & Wellman)), em folhas de cafeeiro (Coffea arabica L.), quanto às faces norte e sul de exposição das plantas. Realizou-se a avaliação da intensidade das doenças, em folhas de cafeeiro cultivar Rubi, em intervalos médios de 23 dias, no período de abril de 2004 a junho de 2006. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial(6 lâminas de água x 2 faces da planta) e 3 repetições, cujos tratamentos corresponderam à face de exposição norte e sul das plantas.Calculou-se a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) que foi submetida à análise de variância, para a variável qualitativa.Verificou-se influência significativa da face de exposição das plantas quanto à incidência e severidade da ferrugem, nos anos agrícolas 2004/2005 e 2005/2006. Houve maior progresso da ferrugem na face sul quando comparada à face norte das plantas. O sombreamento com menor exposição à radiação solar e maior período de molhamento foliar podem ter favorecido o progresso da ferrugem. Para a incidência da cercosporiose houve influência significativa da face apenas para o ano agrícola 2004/2005, com maior progresso na doença na face norte das plantas. A maior exposição à radiação solar direta pode ter favorecido o progresso da cercosporiose em folhas do cafeeiro. Assim,sugere-se para se obter melhor representatividade na amostragem da intensidade da ferrugem e da cercosporiose em folhas de cafeeiro considerar, sempre que possível, a face de exposição das plantas mais favorável ao progresso das doenças.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13721
Aparece nas coleções:Coffee Science
DFP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Intensidade da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro quanto à face de exposição das plantas.pdf321,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons