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Title: ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIAS MÚLTIPLAS VIA OPTIMAL SCALING APLICADA A VARIÁVEIS DO MEIO ESCOLAR RELATIVAS À ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL
Aplicação da análise de correspondências múltiplas via optimal scaling para analisar as relações entre variáveis do meio escolar com alunos do ensino secundário
Issue Date: 1-Aug-2017
Publisher: Editora UFLA - Universidade Federal de Lavras - UFLA
Description: A Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) é um método multivariado particularmente útil na abordagem simultânea de um grande conjunto de variáveis qualitativas, avaliando o seu eventual relacionamento, produzindo mapas geométricos que possibilitam a visualização das interações existentes. Este estudo tem como objetivo a aplicação da ACM via optimal scaling sobre os dados de um inquérito realizado com alunos do ensino secundário, de modo a investigar as relações entre a motivação para as disciplinas de Português, Matemática e Educação Física e um conjunto de variáveis referentes aos alunos (sexo, curso, ano de escolaridade e prática desportiva). A ACM permitiu identificar variáveis e categorias de variáveis com atributos próximos, possibilitando a definição de subgrupos relativamente homogéneos.
Multiple Correspondence Analysis (MCA) is a multivariate method that might be particularly useful in the analysis of a large set of qualitative data. Through MCA, it is possible to assess the relationship between large sets of variables and produce geometric maps to visualize potential interactions. Using optimal scaling procedure, this study aims to: a) investigate the motivation levels of high schools students for the disciplines of Portuguese, Mathematics and Physical Education; b) establish relationships between motivation levels and students’ characteristics (gender, course, grade and sports). It highlights the pioneering this application. By applying MCA, it was identified variables and categories of variables with close attributes, which further allowed the definition of relatively homogeneous subgroups. It was retained three dimensions. The dimension one refers to «sports practice», the dimension two is directed particularly to the “languages learning and humanities”, and the dimension three represents simultaneously the “physical dexterity and abstract reasoning”.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13978
Other Identifiers: http://www.biometria.ufla.br/index.php/BBJ/article/view/100
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