Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1416
Título : Estudo de validade de uma escala de desempenho em tecnologias para estudantes
Título(s) alternativo(s): Validity study of technology performance scale for students
Autor: Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Martins, Ronei Ximenes
Palavras-chave: Construção de testes
Psicometria
Desempenho teste
Test construction
Psychometrics
Performance test
Publicador: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
Data da publicação: 2006
Referência: JOLY, M. C. R. A.; MARTINS, R. X. Estudo de validade de uma escala de desempenho em tecnologias para estudantes. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 1, p.41-52, jan./jun. 2011.
Resumo : O presente estudo buscou evidências de validade para a Escala de Desempenho em Tecnologias (EDETEC) para estudantes. Participaram 463 alunos com idade variando entre 15 e 60 anos (M=22; DP=6,9), sendo 53,1% do sexo feminino. A maioria freqüentava escolas públicas (84,9%), sendo 47,1% matriculados no ensino médio e 52.9% universitários ingressantes. A EDETEC com 95 itens foi respondida individualmente em aplicação coletiva. A análise das características psicométricas revelou boa consistência interna (±=0,96) e a precisão interna, verificada pelo método das metades, foi de 0,87 com homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a presença de 3 fatores que explicam 47,25% da variância. Foram eliminados 39 itens, com comunalidade menor que 0,40, para a constituição da primeira versão.
Abstract: This study aims to evaluate the psychometric characteristics of the Escala de Desempenho em Tecnologias (EDETEC). 463 students with age between 15 and 60 years (M=22; DP=6,9) have participated, 53,1% female, 84.9% from public schools. EDETEC, which has 95 Likert items with a fouranswer choice each, was answered individually. The results showed a good internal consistency (±=0,97). The internal reliability, verified by the splithalf method, was 0,87 and it showed that the items were homogenous. The factor analysis found three factors that explained 47,25% of the variations. So 39 items (with communalities < 0,40) were eliminated to the first version.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1416
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos
Dired - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Estudo de validade de uma escala de desempenho.pdf234,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons