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Título: Análise da densidade ótima de estradas florestais em propriedades rurais
Título(s) alternativo(s): Analysis of optimum density of forest roads in rural properties
Autor: Carmo, Flávio Cipriano de Assis do
Fiedler, Nilton César
Lopes, Eduardo da Silva
Pereira, Daniel Pena
Marin, Heitor Broetto
Silva, Elizabeth Neire da
Palavras-chave: Colheita florestal
Operações florestais
Análise econômica
Forest harvesting
Forest operations
Economic analysis
Publicador: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Data: 6-Abr-2016
Referência: CARMO, F. C. de A. do et al. Análise da densidade ótima de estradas florestais em propriedades rurais. CERNE, Lavras, v. 19, n. 3, p. 451-459, jul./set. 2013.
Resumo: Conduziu-se este estudo, com o objetivo de analisar a densidade de estradas em propriedades rurais e comparar com o calculo da densidade ótima em áreas acidentadas em empresas florestais no sul do Espírito Santo. O trabalho foi executado em seis pequenas propriedades rurais, baseando-se nos custos de estradas de uso florestal, extração de madeira e nos custos de perda de área produtiva. A análise técnica englobou estudo de tempos e movimentos e de produtividade. A análise econômica englobou custos operacionais, custos de produção e rendimentos para diferentes cenários de produtividade (180 m³.ha-1, 220 m³.ha-1 e 250 m³.ha-1). De acordo com os resultados, as propriedades possuem densidades de estradas muito acima do ótimo, o que reflete a falta de critérios no planejamento dos talhões, resultando num pior aproveitamento da área de plantio e elevados custos de produção. A propriedade 1 apresentou a maior densidade de estradas (373,92 m.ha-1) e a propriedade 5 apresentou a menor densidade (111,56 m.ha-1).
Abstract: This study analyzed the density of roads in rural properties in the south of the Espírito Santo and compared it with the calculation of the optimal density in forestry companies in steep areas. The work was carried out in six small rural properties based on the costs of roads of forest use, wood extraction and the costs of loss of productive area. The technical analysis included time and movement study and productivity. The economic analysis included operational costs, production costs and returns for different scenarios of productivity (180m.ha-1, 220m.ha-1and 250 m.ha-1). According to the results, all the properties have densities of road well above the optimum, which reflects the lack of criteria in the planning of the forest stands, resulting in a inadequate use of plantation area. Property 1 had the highest density of roads (373.92 m.ha-1) and the property 5 presented the lowest density (111.56 m.ha-1). 
Idioma: por
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