Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14759
metadata.revistascielo.dc.title: As barreiras tarifárias no mercado internacional de produtos florestais
metadata.revistascielo.dc.title.alternative: Tariff barriers in the international market of forest products
metadata.revistascielo.dc.creator: Silva, Orlando Monteiro da
metadata.revistascielo.dc.subject: Tarifas
Acesso aos mercados
Exportações
Produtos florestais
Tariffs
Market access
Exports
Forest products
metadata.revistascielo.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
metadata.revistascielo.dc.date: 22-May-2015
metadata.revistascielo.dc.identifier.citation: SILVA, O. M. da. As barreiras tarifárias no mercado internacional de produtos florestais. CERNE, Lavras, v. 15, n. 1, p. 35-40, jan./mar. 2009.
metadata.revistascielo.dc.description.resumo: O Brasil é um grande participante do mercado internacional de produtos florestais, ocupando a quinta posição em termosde valor. Apesar de ter exportado mais de oito bilhões de dólares em 2007, o país ainda enfrenta barreiras tarifárias significativas.Objetivou-se, neste estudo, apresentar e discutir as tarifas que vigoram no mercado internacional, para os produtos florestaisexportados pelo Brasil. A análise das taxas cobradas por 180 países mostrou valores médios de 11% para madeira e produtos demadeira e de 3,76% para pasta celulósica. As tarifas aplicadas aos produtos florestais não são muito elevadas se comparadas às tarifasde outros setores da economia, mas se reduzidas poderiam elevar significativamente a receita do setor, por serem aplicadas justamentesobre os produtos de maior demanda de exportação.
metadata.revistascielo.dc.description.abstract: Brazil is a great participant in the international market of forest products, occupying the fifth position in terms of value. In spite of having exported more than eight billion dollars in 2007, the country still faces significant tariffary barriers. This study presented and discussed the tariffs that are in force at the international market, to the forest products exported by Brazil. The analysis of tariffs for 180 countries showed average values of 11% for wood and wood products and of 3.76% for wood pulp and fibrous cellulosic material. The applied tariffs to the forest products are not very high, if compared to tariffs of other sections of the economy, but if reduced they could increase exporting forest sector income significantly, since they are applied exactly on those products of larger export demand.
metadata.revistascielo.dc.language: por
Appears in Collections:CERNE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_As barreiras tarifárias no mercado internacional de produtos florestais.pdf132,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons