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Título : Marketing público e orientação para o cidadão-consumidor: um levantamento da produção científica brasileira entre 1997 e 2008
Autor: Ferreira, Patrícia Aparecida
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Furtado, Renata Pedretti Morais
Silva, Sabrina Soares da
Palavras-chave: Marketing público
Gestão pública gerencial
Orientação cidadão-consumidor
Levantamento bibliográfico
Agenda de pesquisa
Publicador: Gestão pública: práticas e desafios
Data da publicação: 2012
Referência: FERREIRA, P. A. et al. Marketing público e orientação para o cidadão-consumidor: um levantamento da produção científica brasileira entre 1997 e 2008. Gestão Pública: práticas e desafios, Recife, v. 3, n. 5, p. 170-195, out. 2012
Resumo : Após um período de predominância dos modelos patrimonialista e burocrático, a gestão pública brasileira experimenta o modelo gerencial. Um dos fundamentos deste modelo é a melhoria na prestação de serviços públicos que deveria ser norteada pela eficiência e orientada para o cidadão-consumidor. Entende-se que sob esse enfoque, o marketing pode ser visto como um campo de conhecimento de muito valor. Por isso, procurou-se fazer um levantamento bibliográfico para identificar como a academia brasileira tem trabalhado os temas marketing público e/ou orientação para o cidadão-consumidor. A base de dados da pesquisa foi constituída a partir de todos os artigos que trataram dos temas publicados em três eventos e em dez periódicos brasileiros da área de administração no período de 1997 a 2008. Por meio da leitura e análise de conteúdo desses trabalhos foi possível verificar como estes temas têm sido tratados na literatura da área de administração. Como resultado, duas categorias analíticas foram desenvolvidas: abordagem reflexiva e abordagem funcional. Do mesmo modo, foram traçadas algumas considerações como uma proposta de uma agenda de pesquisa, visto que os resultados elucidam que os temas ainda são pouco desenvolvidos e não se configuram como uma linha de pesquisa sedimentada.
Abstract: After a period of dominance of patrimonial and bureaucratic models, the Brazilian public management experience the managerial model. One of the reasons this model is the improvement in public services should be driven by efficiency-oriented and citizen-consumer. It is noticed that under this approach, marketing can be viewed as a field of knowledge of much value. Thus, this study sought to review the literature to identify how the academy has worked Brazilian public marketing themes and / or guidance to the citizen-consumer. The database search was made from all articles that dealt with the issues addressed in three events and in ten Brazilian journals of directors from 1997 to 2008. Through reading and content analysis of these studies were unable to verify how these issues have been addressed in the literature of administration. As a result, two analytical categories were developed: the reflective approach and functional approach. Similarly, we have outlined some considerations as a proposal for a research agenda, since the results elucidate that the issues are still poorly developed and not depicted as a line of research sedimented.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/149
Idioma: other
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