Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Daher, Denilson da Mata | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-26T15:43:36Z | - |
dc.date.available | 2013-12-26T15:43:36Z | - |
dc.date.copyright | 2013 | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013-07-29 | - |
dc.identifier.citation | DAHER, D. da M. Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública. 270 p. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1521 | - |
dc.description | Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas, para a obtenção do título de Mestre. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da CAPES | pt_BR |
dc.subject | Triennial CAPES's evaluation | pt_BR |
dc.title | Avaliação trienal da Capes: um estudo de caso no Programa de Mestrado em Psicologia de uma universidade pública | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | DAE - Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.description.concentration | Gestão de Organizações Públicas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilas Boas, Ana Alice | - |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Ricardo | - |
dc.contributor.referee1 | Rigatto, Silvia Helena | - |
dc.description.resumo | A pós-graduação é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e para a oferta de um ensino com nível superior de qualidade. Assim, a avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) objetiva fomentar, nos cursos de pós-graduação, a internacionalização, o reconhecimento científico, as publicações de impacto, as contribuições para sociedade e a formação de qualidade dos mestres e doutores para atuação em instituições de ensino superior e demais áreas do mercado de trabalho. Neste contexto, este trabalho foi realizado com o objetivo de descrever as principais dificuldades enfrentadas pelo Programa de Mestrado em Psicologia em relação aos quesitos da Avaliação Trienal da Capes. Esta pesquisa apresenta uma combinação de técnicas de natureza quantitativa e qualitativa, com ênfase maior nas técnicas quantitativas. Pode ser caracterizada como um estudo exploratório descritivo. Para a execução da pesquisa foram utilizadas as seguintes técnicas metodológicas: pesquisa bibliográfica; análise e compilação de documentos e informações do programa; entrevistas com coordenadores e ex-coordenadores e alguns discentes que compuseram o colegiado ou a comissão de bolsas do programa; elaboração e classificação dos dados coletados; sistematização,análise e interpretação dos dados iniciais; elaboração e aplicação de um questionário misto e, por fim, a triangulação. Os resultados apontaram, principalmente, para a necessidade de redução dos prazos para as defesas dos docentes, o aumento de orientações do corpo docente, a diminuição da quantidade de docentes colaboradores e o aumento da quantidade e da qualidade das publicações. A pesquisa mostrou que muitos docentes não atingem as metas estipuladas pelo Relatório de Avaliação Capes. Portanto, este estudo sugere, à coordenação do Programa, a adoção de ações alinhadas com os quesitos de Avaliação Capes. | pt_BR |
dc.description.resumo | Post-graduation is basic for research development and for offering teaching with a superior quality level. For this reason, the evaluation carried out by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) aims to promote, in the post-graduate courses, the internationalization, scientific recognition, publications in journals of higher impact, contributions for society, and quality formation of masters and doctors for acting in institutions of superior education and other labor fields. In this context, this work aims to describe the main difficulties faced by the Program of Master's degree in Psychology regarding the items of CAPES’ Triennial Evaluation. This study presents a combination of quantitative and qualitative research techniques, with more emphasis on quantitative techniques. Thus, this research can be characterized as an exploratory and descriptive study. For implementing this research, the following techniques were chosen: bibliographical inquiry; analysis and compilation of the documents and information of a specific program; interview with the coordinator, ex-coordinators and some students whom composed the coordination team or the commission of scholarship; systematization, analyses and interpretation of primary data; elaboration and application of a mixed questionnaire; and, finally, triangulation. The results pointed out, mainly, for the necessity of reducing the period of research’s defense, increase in the number of orientations for each professor, reduction in the quantity of collaborator professors, and increase in the quantity and quality of publications. The research showed that many professors do not reach the marks stipulated by CAPES’ Triennial Evaluation Report. Therefore, this study suggests, to the Psychology Program Coordination, the adoption of actions aligned with the items of CAPES’ Evaluation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ_NÃO_INFORMADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_Avaliação Trienal da Capes....pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.