Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1626
Título: Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente
Título(s) alternativo(s): Contributions of the pró-letramento matemática for the teaching practice
Autor : Santos, Telsuíta Laudomira Pereira
Primeiro orientador: Mesquita, Maria da Glória Bastos de Freitas
Primeiro membro da banca: Lins, Romulo Campos
Ferrari, Fernanda Barbosa
Leitão, Ulisses Azevedo
Área de concentração: Formação de Professor
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação matemática
Teachers, Training of
Data da publicação: 2014
Referência: SANTOS, T. L. P. Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente. 2013. 196 p.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O cenário da Educação no Brasil tem se tornado cada dia mais preocupante e merecedor de investigações. Algumas ações vêm sendo desenvolvidas em relação à formação inicial e continuada de professores, sendo a formação continuada de professores das séries iniciais o foco das investigações desta pesquisa. Foram analisadas as contribuições de um curso de formação continuada, o Pró-Letramento Matemática, para as práticas pedagógicas das professoras-cursistas. As análises foram fundamentadas teoricamente, principalmente em estudos de Adair Nacarato, Edda Curi e Bernadete Gatti. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar as contribuições do Programa para a prática docente das professoras participantes no município de Lavras-MG, entre 2008 e 2010. Analisando a necessidade de investimento do governo em Programas como este, bem como seu desenvolvimento e resultados alcançados, pretendeu-se averiguar se tal investimento seria viável do ponto de vista de aplicação dos conhecimentos construídos durante cursos de formação continuada e da melhoria da ação pedagógica a partir das discussões ocorridas nestes. Como sugestão para melhorias na Educação considerou-se a necessidade da constante formação por parte dos docentes, destacando, portanto, o Programa Pró-Letramento Matemática, o qual é detalhadamente descrito. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa de campo foi a realização de entrevista com as professoras-cursistas, a qual recebeu dois tratamentos, denominados 'análise horizontal' e 'análise vertical' para melhor compreensão das concepções das entrevistadas. Concluiu-se, portanto, que o Pró-Letramento Matemática contribuiu para a prática docente dessas professoras. Concebe-se que as experiências vividas, neste caso em um curso de formação continuada, deixaram vestígios positivos, ínfimos ou significativos, nas participantes. Considera-se que a modalidade 'curso' talvez não seja a mais adequada, vislumbrando oportunidades de continuidade da formação que não se atenham à períodos de desenvolvimento, mas que se desenvolva durante toda a carreira docente, como em grupos de estudos ou grupos colaborativos, que possam proporcionar uma reflexão constante da prática pedagógica.
The scenario of education in Brazil has become increasingly worrisome and worthy of investigation. Some actions have been developed in relation to the initial and continuing teacher education. The focus of investigations of this research is the continuing teacher education for the initial series. We analyzed the contributions of a course of continuing education, the Pro-Letramento Matemática, to the pedagogical practices of teachers-participants. The analyses were made theoretically well-founded, mainly in studies of Adair Nacarato, Edda Curi and Bernadete Gatti. This research aimed to evaluate the contributions of the program to the teaching practice of teachers participating in the municipality of Lavras-MG, between 2008 end 2010. Analyzing the need for government investment in programs such as this, as well as its development and results achieved, it was intended to establish whether such an investment would be feasible from the point of view of application of knowledge built during continuing training courses and improving pedagogical action from the discussions that have occurred in these. As a suggestion for improvement in education was considered the need for continuing teacher education, stressing, therefore, the Pró-letramento Matemática, which is described in detail. The methodology adopted for the development of field research has been conducting interview with the teacher-participates. The data received two treatments, called 'horizontal analysis' and ' vertical ' analysis for better understanding of the conceptions of the interviewed. Therefore, it was concluded that the Pro-Letramento Matemática contributed to the teaching practice of teachers. It is believed that the lived experiences, in this case in a continuing training course, have left traces, minute or significant, in participants. However, we conclude that 'courses' may not be the most appropriate strategy to the continuing teacher education. We envision opportunities of training that are not limited to the course periods, but lasts throughout the teaching career, as, for example, in study groups or collaborative groups, that can provide a constant reflection of pedagogical practice.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, área de concentração Formação de Professor, para obtenção do título de Mestre
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1626
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Contribuições do pré-letramento....pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.