Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1634
Título: Vale-presente: como fica a dimensão simbólica do ato de presentear?
Autor: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Rezende, Daniel Carvalho de
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Presentes
Consumer behavior
Data da publicação: 2014
Referência: LOURENÇO, C. D. da S.; REZENDE, D. C. de. Vale-presente: como fica a dimensão simbólica do ato de presentear?. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 11., São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. Disponível em: < http://www.ead.fea.usp.br/Semead/11semead/resultado/default.asp>. Acesso em: 11 fev. 2014.
Resumo: Verificando o surgimento de um novo formato de presentear – o vale-presente, buscou-se resposta para a seguinte pergunta: a crescente utilização do vale-presente indica uma tendência de redução do simbolismo do ato de presentear? A metodologia utilizada foi a grounded theory, por meio de entrevistas com 17 pessoas em duas cidades de Minas Gerais. Como resultado de pesquisa, foram extraídas as seguintes categorias: um presente que é a sua cara, a reciprocidade, o simbólico por excelência, o senhor e o escravo, o vale-presente. Os resultados evidenciam que o ato de presentear, mesmo com a crescente utilização do valepresente, continua sendo um ato predominantemente simbólico. O vale-presente, mesmo não tendo boa aceitação entre a maioria dos entrevistados, foi considerado apropriado para determinados contextos. Os resultados contribuem com elementos teóricos da antropologia para um melhor entendimento do comportamento de presentear, além de serem um passo importante para a construção de uma escala que permita quantificar as dimensões do ato de presentear. Em termos gerenciais, o trabalho contribui com a identificação de que o aspecto tempo tem especial relevância na escolha de um presente, o que ressalta a dimensão da conveniência no varejo físico ou virtual como um elemento importante de decisão.
Abstract: Verifying the coming out of a new way to give a gift – the bonus-gift, this work have sought to answer the survey-main-question, as follows: Does the increasing of giftbonus approach indicates a trend of symbolism reduction of the act to give a gift? The applied methodology was the grounded theory through interviews with 17 people in two cities of Minas Gerais countryside. As a result of the investigation were taken the following categories: A gift that was made for you; reciprocity; the symbol by excellence; the lord and the slave; the gift-bonus. The results have shown that the act to give a present, even with the growing of gift-bonus, remains predominantly a symbolic ritual. The gift-bonus, even not having good acceptance among the majority of respondents, was considered appropriate in certain contexts. The results contribute to the theoretical elements of anthropology to a better understanding of the behavior to give gifts, as well as being an important step in order to build a scale that allows quantifying the dimensions of the ritual to give a present. In managerial terms, the work contributes to the identification a time-factor and its pecial significance in the choice of a gift, which emphasizes the physical or virtual retail convenience dimension as an important decision element.
URI: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/11semead/resultado/default.asp
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TRABALHO_Vale-presente: como fica a dimensão simbólica do ato de presentear.pdf139,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.