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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerafim, Luciana Batista-
dc.date.accessioned2014-03-07T14:31:53Z-
dc.date.available2014-03-07T14:31:53Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2013-09-23-
dc.identifier.citationSERAFIM, L. B. Tecnologias educacionais e desempenho escolar em cursos de licenciatura a distância. 2013. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1724-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Formação de Professores, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPerfil do estudantept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectStudent profilept_BR
dc.titleTecnologias educacionais e desempenho escolar em cursos de licenciatura a distânciapt_BR
dc.title.alternativeEducational technologies and school performance in distance graduation degree coursespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Joly, Maria Cristina R. A.-
dc.contributor.referee1Ferrari, Fernanda Barbosa-
dc.contributor.referee1Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.description.resumoA crescente oferta de cursos de formação de professores, na modalidade a distância, desperta para a discussão sobre as bases em que se dá essa formação. Investigar sobre a formação do profissional em educação contribui para melhoria da formação ofertada apontando sucessos e fragilidades a serem enfrentadas. A pesquisa aqui descrita pretendeu explorar a relação entre características pessoais, o uso das tecnologias empregadas nos cursos e o desempenho escolar dos estudantes de licenciatura Letras-Português e Filosofia na modalidade a distância, ofertados por uma universidade do sul de Minas Gerais. O meio virtual, onde se dá a educação a distância atual, compreende formas de ensinar e aprender, mas a efetividade destas formas depende, hipoteticamente, de características, competências e do conhecimento dos próprios estudantes. Diante disso a pesquisa buscou identificar um perfil dos estudantes de melhor desempenho tanto no aspecto sociodemográfico quanto no das competências com tecnologias requisitadas durante o processo de formação. Os participantes são 183 estudantes desses cursos a distância, ingressantes em 2011 matriculados em 6 polos presenciais de Minas Gerais. O delineamento da pesquisa previu duas fases distintas, uma de abordagem quantitativa e outra qualitativa. Na fase quantitativa foi caracterizado o perfil sociodemográfico dos participantes e verificou-se correlações entre variáveis do perfil sociodemográfico, domínio no uso das tecnologias e desempenho escolar, realizando-se análises de estatística descritiva e métodos inferenciais. Os resultados quantitativos evidenciaram não haver relação significativa entre as variáveis pesquisadas. Na fase qualitativa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 27 cursistas de grupos para alto e baixo desempenho escolar, organizados com base na análise da fase quantitativa. As entrevistas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática de Laurence Bardin. Foi possível perceber sob a perspectiva dos alunos, que os fatores que se relacionam com o seu desempenho escolar, foram a falta de organização de tempo de estudo, a dificuldade de interação com colegas para realização de atividades colaborativas, a estruturação do curso e o descontentamento com aulas ministradas por videoconferência. Tais fatores indicam dificuldades de adaptação e de construção a um novo paradigma do que seja estudar e aprender quando se muda do modelo presencial convencional para a educação a distância.pt_BR
dc.description.resumoThe increasing offer of teacher training courses in the distance modality awakens the discussion on the foundations on which such training is given. Research on the professional’s formation on education contributes to improving the offered training, highlighting successes and weaknesses to be faced. The research described here aims at exploring the relation between personal characteristics, the use of technologies employed in the courses, and the academic performance of undergraduate students of Letters-Portuguese and Philosophy, in the distance modality, offered by a university in southern Minas Gerais, Brazil. The virtual environment, in which the distant education is given, comprises forms of teaching and learning, but the effectiveness of these forms depends, hypothetically, on characteristics, competencies and the knowledge of the students themselves. In front of this, the research sought to identify a profile of the students with the best performance both in terms of sociodemographic and of competency with the technologies required during the training process. The participants are 183 students of these distance courses, freshman in 2011 and enrolled in 6 attendance poles of Minas Gerais. The research delimitation foresaw two phases, one of quantitative and another of a qualitative approach. In the quantitative phase, we characterized the sociodemographic profiles of the participants and verified the correlations between variables, mastery in the use of technology and school performance, analyzing descriptive statistics and the inferential methods. The quantitative results showed that there was no significant relation between the researched variables. In the qualitative phase, we performed semi-structured interviews with 27 course students for high and low school performance, organized based on the quantitative analysis. The interviews were analyzed using the Laurence Bardin thematic content analysis technique. It was possible to perceive, from the student’s perspective, that the factors which are related with school performance were the lack of organizing study time, the difficulty in interacting with colleagues in order to perform collaborative activities, the structuring of the course and the discontentment with the videoconference classes. Such factors reveal difficulties in adapting and building a new paradigm of what it is to study and learn when changing from the conventional presence model to distance education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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