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Título : A gestão pública e o Reuni: entre o social e o gerencial
Título(s) alternativo(s): The public management and the Reuni: between the social and the managerial
Autor: Andrade, Diego César Terra de
Castro, Conrado Gomide de
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Pereira, José Roberto
Palavras-chave: REUNI
Neoliberalismo
Gerencialismo
Neoliberalism
Managerialism
Data da publicação: 2011
Referência: ANDRADE, D. C. T. de. et al. A gestão pública e o Reuni: entre o social e o gerencial. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 9, n. 2, p. 154-170, ago./dez. 2011.
Resumo : Com este artigo, objetiva-se analisar as características da gestão da política de educação superior, em vigência no Brasil, no que tange as Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, bem como suas consequências limitantes a uma educação de qualidade. A partir disso, adotou-se, como recurso metodológico, revisão bibliográfica sobre as principais características da Reforma do Estado e pesquisa documental dos pontos abordados no Decreto nº. 6.096, trabalhando principalmente com dados coletados em documentos oficiais e sites do governo federal. Concluiu-se que, apesar da grande proporção de investimentos, contratações e do discurso social presente no decreto, a reforma do ensino superior, em curso nas IFES, é orientada por características de políticas macroeconômicas no que tange à reestruturação da produção e à Reforma do Estado, no mesmo sentido das que vem sendo implementada nas últimas décadas no país.
Abstract: With this article, aims to analyze the characteristics of the public management of higher education policy in force in Brazil, in terms of the Federal Institutions of Higher Education – IFES and the Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities – REUNI, and the restrictions consequences to a quality education. From there, was adopted, as a methodological resource, a review of the key characteristics of State Reform and documentary research of the points addressed in the Decree. 6096, working mainly with data collected form official documents and sites of federal government. It was concluded that despite the large proportion of investment, hiring and the social discourse in this Decree, the reform in the higher education, taking place in the IFES, is guided by characteristics of macroeconomic policies in regard to the restructuring of production and the Reformation State in the same sense of what has been implemented in recent decades in the country.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/203
Idioma: other
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