Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Cristhiane Xavier-
dc.date.accessioned2014-08-05T19:22:03Z-
dc.date.available2014-08-05T19:22:03Z-
dc.date.issued2014-08-05-
dc.date.submitted2009-01-30-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Cristhiane Xavier. Aplicação do método Technology Roadmapping em empresas de software: um estudo de caso. 2009. 125 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2230-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProspecção tecnológicapt_BR
dc.subjectTecnology Roadmappingpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectTechnological prospectionpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.titleAplicação do método Technology Roadmapping em empresas de software: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeApplying the method Technology Roadmapping in software companies: a case studypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationOrganizações, Mudanças e Gestão Estratégicapt_BR
dc.contributor.advisor1Zambalde, André Luiz-
dc.contributor.referee1Alvarenga, Guilherme Bastos-
dc.contributor.referee1Sugano, Joel Yutaka-
dc.contributor.referee1Silva e Pádua, Clarindo Isaías Pereira da-
dc.description.resumoO Technology Roadmapping (TRM) é um método de prospecção tecnológica que visa discutir e selecionar um conjunto de tecnologias para auxiliar o desenvolvimento de produtos e serviços necessários ao alcance de objetivos de longo prazo de uma empresa, por meio da análise de necessidades internas e de perspectivas sobre o mercado. O resultado da aplicação do método TRM é um mapa tecnológico que permite a visualização das ações que devem ser realizadas para se chegar ao posicionamento desejado. Ele é formado por três camadas, representando três perspectivas: mercado, produto e ou serviço e tecnologia. O Software Roadmapping (SRM) é uma adaptação do TRM às particularidades de organizações desenvolvedoras de software, proposta por Fleury (2007), que inclui, na camada de tecnologia, as atividades de desenvolvimento e gerenciamento de software, na tentativa de alinhar os objetivos estratégicos ao processo produtivo dessas empresas. Contudo, essa customização do TRM em SRM contemplou apenas a alteração do conteúdo do roadmap, deixando de lado o processo, o tempo e a estrutura. Este trabalho foi realizado com o objetivo de preencher algumas dessas lacunas, propondo um conjunto estruturado de diretrizes para a efetiva aplicação do método TRM em organizações de desenvolvimento de software, utilizando a arquitetura Software Roadmapping. Fundamentado em pesquisa-ação, estudo de caso e grupos de foco, realizaram-se estudo e análise crítica da proposta SRM, implementação desta proposta em uma organização de desenvolvimento de software para mineração e, finalmente, elaboração do conjunto de diretrizes. Estas diretrizes abrangem desde questões preliminares, como o estudo do público-alvo do sistema de software desenvolvido, até detalhes sobre a aplicação do processo, como a divisão do workshop de tecnologia em dois e a elaboração de questões relativas ao ciclo de vida do software. Utilizando-se essas diretrizes, foi possível encontrar uma melhor forma de se realizar a prospecção tecnológica em uma empresa desenvolvedora de software, considerando as necessidades da organização e explorando as potencialidades do Software Roadmapping.pt_BR
dc.description.resumoTechnology Roadmapping (TRM) is a technological prospection method that discusses and selects a set of technologies in order to assist development of products and services that are required for achieving long-term goals of a company, through analysis of domestic needs and perspectives on the market. The result from application of TRM method is a technology map that allows visualization of actions that should be undertaken to reach the desired position. It has three layers that represent three perspectives: market, product, and/or service and technology. Software Roadmapping (SRM) is an adaptation of TRM to the particularities of software developers´ organizations, proposed by Fleury (2007), that attach to the technological layer activities for development and management of software, trying to align strategic goals with software productive process. However, this customization of TRM in SRM only included the change of the roadmap content, leaving aside process, time and structure. This study aimed to fill some of these gaps by proposing a structured set of guidelines for the effective application of TRM method in software development organizations, by using Roadmapping Software architecture. By basing on action research, case studies and focus groups, a study and critical analysis of the SRM proposal was realized, together with implementation of this proposal in a mining software development organization, and, finally, development of guideline set, which ranges from preliminary questions, as study of the target audience of the software system developed, to details about the procedure, as the division of workshop on technology in two parts, and elaboration of questions concerning development of software lifecycle. Using these guidelines, we could find a better way to conduct technological prospection in a software developer organization, considering the needs of the organization, and exploring the potential of Roadmapping Software.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Aplicação do método Technology Roadmapping em empresas de software.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.