Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Donizeti Leandro de-
dc.creatorZambalde, André Luiz-
dc.creatorOliveira, Nivaldo-
dc.date.accessioned2014-08-06T19:58:57Z-
dc.date.available2014-08-06T19:58:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, D. L.; ZAMBALDE, A. L.; OLIVEIRA, N. Estratégia de criação de conhecimento em micro e pequenas empresas por meio de programas de estágio: uma realidade ou um desafio? Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 33-56, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2349-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the relationship between the implementation of internship programs and the construction of the organizational knowledge in Micro and Small Enterprises (MSE's), by identifying if in practice this kind of programs has been developed with organizational learning goals or just as a cost reduction way. A qualitative research was applied with entrepreneurs and interns of MSE's in a city in south of Minas Gerais, having as main issue the management of internship programs with a knowledge creation perspective. Despite the identification of the possibility of knowledge construction, a huge complicator was evidenced, the unfamiliarity of the entrepreneurs about the benefits of the internship programs besides the cost reduction, fact that contributes to the fragility of many of this programs. In addition, there is an expectation this study contributes to the practical discussion about how the internship programs could be turned in strategic channels to MSE's, awakening to the possibility of creation of new knowledge's though the exchange process with students and enterprises.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAnegepept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceRevista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresaspt_BR
dc.subjectCriação de conhecimentopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectKnowledge creationpt_BR
dc.subjectMicro and small enterprisespt_BR
dc.subjectInternship programspt_BR
dc.titleEstratégia de criação de conhecimento em micro e pequenas empresas por meio de programas de estágio: uma realidade ou um desafio?pt_BR
dc.title.alternativeStrategy creation of knowledge in micro and small enterprises through training programs: a reality or a challenge?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a relação entre a implantação de programas de estágio e a construção de conhecimentos em micro e pequenas empresas (MPE’s), identificando, se na prática, esses programas têm sido desenvolvidos para fins de aprendizado organizacional ou apenas como um tipo de redução de custos. Para o delineamento do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada a empresários e estagiários de MPE’s em um município do Sul de Minas Gerais, tendo como ponto central a gerência de programas de estágio por meio de uma perspectiva de criação de conhecimentos. Apesar de identificar a possibilidade de construção de conhecimentos, foi evidenciado, como grande dificultador, o desconhecimento dos empresários sobre os benefícios dos programas de estágio para além da redução de custos, fato este que contribui para a fragilidade de muitos desses programas. Ademais, espera-se com o estudo, contribuir para uma discussão prática sobre como os programas de estágio podem se tornar canais estratégicos às MPE’s, despertando sobre a possibilidade de criação de novos conhecimentos por meio de processos de trocas entre empresas e estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em periódicos
DAE - Artigos publicados em periódicos
DCC - Artigos publicados em periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.