Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Sâmara Borges-
dc.date.accessioned2014-08-15T15:38:07Z-
dc.date.available2014-
dc.date.available2014-08-15T15:38:07Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.date.submitted2014-02-27-
dc.identifier.citationMACEDO, S. B. As dimensões do consumo da nova classe média e a influência do capital cultural. 2014. 140 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2835-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectNova classe médiapt_BR
dc.subjectDimensão do consumopt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectNew middle classpt_BR
dc.subjectConsumption dimensionspt_BR
dc.subjectCultural capitalpt_BR
dc.titleAs dimensões do consumo da nova classe média e a influência do capital culturalpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee1Sette, Ricardo de Souza-
dc.contributor.referee1Pimenta, Márcio Lopes-
dc.description.resumoDiante de tantas mudanças no cenário econômico, surge uma Nova Classe denominada como a Nova Classe Média. Uma classe muito peculiar e heterogênea constituída pelos indivíduos já pertencentes à classe média, bem como os novos entrantes, emergentes de classes mais baixas. Por ser tão heterogênea, torna-se importante compreender o que aspira essa nova classe detentora de um grande poder de compra e consequentemente capaz de intensificar a movimentação da economia nacional. Diversos fatores influenciam as decisões e motivações de compra das pessoas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta como objetivo caracterizar o consumo da Nova Classe Média lavrense em suas dimensões utilitária, hedônica e simbólica e analisar a influência do Capital Cultural em cada dimensão. Para desenvolver o estudo, foram realizadas 25 entrevistas em profundidade que foram transcritas e analisadas. Os resultados permitiram observar como o consumo da Nova Classe Média se dá em cada dimensão e como o nível de Capital Cultural influencia cada dimensão. Foi possível corroborar a heterogeneidade dessa classe e sugerir vários estudos acerca da mesma. Essa classe demonstrou características peculiares como medo em relação ao futuro o que implica a necessidade de poupar dinheiro e acreditar que a capacitação será uma forma de diferenciá-los e mantê-los nessa posição social, tornando-se assim uma medida de sustentabilidade. Foi possível observar uma série de implicações gerenciais à medida que se tornou primordial entender essa classe tão representativa e propor medidas e estratégias para atender esse nicho de mercado. Implicações para a academia também podem ser observadas uma vez que no presente estudo analisaram-se três níveis de capital cultural (alto, médio e baixo), o que é uma inovação na academia e houve a adaptação do modelo de mensuração de Capital Cultural utilizado por Holt compreendendo assim mais uma inovação.pt_BR
dc.description.resumoWith so many changes in the economic scenario, emerges a New Class, denominated the New Middle Class. A very peculiar and heterogeneous class, it is composed of individuals already belonging to the middle class, as well as new entrants, who emerge from the lower classes. For being so heterogeneous, it is important to understand what the objective is of this new class, which detains an enormous purchasing power and is, consequently, capable of intensifying national economy. Many factors influence peoples’ purchase decisions and motivations. In this sense, this study aims at characterizing the consumption of the New Middle Class in the municipality of Lavras, Minas Gerais, Brazil, in the utilitarian, hedonic and symbolic dimensions, and analyzing the influence of cultural capital in each dimension. To develop this study, we performed 25 in-depth interviews which were transcribed and analyzed. The results allowed us to observe how the new middle class consumption takes place in each dimension and also how the level of cultural capital influences each dimension. It was possible to confirm the heterogeneity of this class and suggest several studies on this subject. This class showed peculiar characteristics such as fear regarding the future, which implies in the need to save money and believe that capacitation is a way to differentiate and keep them in this social position, thus becoming a sustainability measure. It was possible to observe a number of managerial implications as it became essential to understand this class that is so representative, and also create measures and strategies to serve this market niche. Implications for the academy can also be observed since the present study analyzed three levels of cultural capital (high, medium and low), which is an innovation in the academy, and we adapted the cultural capital measuring model of the measurement model used by Holt, including one more innovation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_As dimensões do consumo da nova classe média e a influência do capital cultural.pdf645,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.