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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rosa, Nilber Martins | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-23T11:24:35Z | - |
dc.date.available | 2018-02-23T11:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, N. M. Tempos distópicos? Dimensão política da educação nos projetos sociais de Fahrenheit 451 e Admirável Mundo Novo. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28651 | - |
dc.description.abstract | In our work, we intend to point out critics, referring to the educational aspects, based on Brave New World (1932), by Aldous Huxley and Fahrenheit 451 (1953), by Ray Bradbury, that have the intensity to question educational policies present in our time, that is, modernity. Dystopian literature, presented in the works, has a great critical force, and we will appropriate this presupposition to analyze questions essential to the educational process. Therefore, we seek to establish a dialogue with the philosopher Theodor Adorno and his writings Education and Emancipation and Aldous Huxley and utopia, in order to glimpse the real objectives that should be sought in an educational process. In the search to identify these fundamentals, we carried out a theoretical bibliographical research, in which we dedicate ourselves to the presentation of the plot from two works. Subsequently, our intentionality will converge to the detailed study of the educational aspects presented, seeking to perceive the theoretical frameworks criticized by the literary authors. In the third and final chapter, we will establish, by Adorno's vision, some assumptions, for the development of education facing enlightenment/autonomy. We believe that the critical provocations contained in the works Brave New World and Fahrenheit 451 can contribute to the development and, above all, can stimulate a reflection on the educational routes that we are treading in our country. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação e censura | pt_BR |
dc.subject | Educação - Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.subject | Education and censorship | pt_BR |
dc.subject | Education - Autonomy | pt_BR |
dc.title | Tempos distópicos? Dimensão política da educação nos projetos sociais de Fahrenheit 451 e Admirável Mundo Novo | pt_BR |
dc.title.alternative | Dystopian time? The political dimension of education in Fahrenheit 451 social projects and the Brave New World | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Betlinski, Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Vanderlei | - |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Paulo Henrique Resende | - |
dc.description.resumo | Em nossa dissertação, pretendemos, com base nas obras Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley e Fahrenheit 451 (1953), de Ray Bradbury, apontar críticas, referentes aos aspectos educacionais, apresentados nessas obras e que possuem intensidade para questionar políticas educacionais presentes em nosso tempo, ou seja, a modernidade. A literatura distópica, apresentada nas obras, possui grande força crítica, e nos apropriaremos desse pressuposto para analisar questões essenciais ao processo educativo. Para tanto, buscamos estabelecer um diálogo com o filósofo Theodor Adorno e seus escritos Educação e Emancipação e Aldous Huxley e a utopia, com o objetivo de vislumbrar os reais objetivos que deveriam ser almejados em um processo educacional. Na busca por identificar esses fundamentos, realizamos uma pesquisa bibliográfica teórica, na qual nos dedicamos à apresentação do enredo das duas obras. Posteriormente, a nossa intencionalidade convergirá para o estudo detalhado dos aspectos educacionais apresentados, buscando perceber os arcabouços teóricos criticados pelos autores literários. No terceiro e último capítulo, estabeleceremos pela visão de Adorno, alguns pressupostos, para o desenvolvimento de uma educação voltada ao esclarecimento/autonomia. Acreditamos que as provocações críticas, contidas nas obras Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451 podem contribuir para o desenvolvimento e, principalmente, podem incitar uma reflexão sobre os rumos educacionais que estamos trilhando em nosso país. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7029761842492630 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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