Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29014
Título: Monitoramento orbital multiespectral de lavouras em malhas amostrais de cafeicultura de precisão
Título(s) alternativo(s): Multispectral orbital monitoring of coffee plantations in samplings grids in precision coffee
Autores: Alves, Marcelo de Carvalho
Pozza, Edson Ampélio
Alves, Marcelo de Carvalho
Silva, Felipe Oliveira e
Volpato, Margarete Marin Lordelo
Palavras-chave: Sensoriamento remoto
Índices de vegetação
Sistemas de informação geográfica
Variáveis bióticas
Variáveis abióticas
Café - Mancha aureloada
Remote sensing
Vegetation indices
Geographic information system
Biotic variables
Abiotic variables
Coffea arabica L.
Data do documento: 10-Abr-2018
Editor: Universidade Federal de Lavras
Citação: MARIN, D. B. Monitoramento orbital multiespectral de lavouras em malhas amostrais de cafeicultura de precisão. 2018. 101 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: O sensoriamento remoto, em conjunto com a cafeicultura de precisão, pode auxiliar o produtor a identificar as estratégias a serem adotadas, tornando a atividade mais competitiva, aumentando a produtividade e reduzindo o impacto ambiental. Face ao exposto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial do sensoriamento remoto multiespectral no monitoramento espacial e temporal da mancha aureolada (Pseudomonas syringae pv. garcae) e identificar e mapear variáveis bióticas e abióticas em uma lavoura cafeeira por meio de índices de vegetação, derivados de imagens multiespectrais Landsat 5/TM. No primeiro estudo, foi utilizado uma série temporal de 11 imagens multiespectrais Landsat 8 OLI/TIRS de janeiro a dezembro de 2014. A partir dessas imagens, calcularamse os índices de vegetação e a temperatura de brilho. De acordo com os resultados obtidos, os índices de vegetação possibilitaram monitorar o progresso espacial e temporal da mancha aureolada na lavoura, e dentre os índices estudados, o MCARI1 apresentou os maiores valores de correlações com a incidência (r = 0,76; p<0,05) e severidade (r = 0,52; p<0,05) da doença. Além disso, por meio da temperatura de brilho, mapeou-se áreas com condições ideias de temperatura para ocorrência da doença. No segundo estudo, as análises de incidência de cercosporiose e infestação do bicho-mineiro nas folhas, pH, matéria orgânica e textura do solo e teores foliares de macro e micronutrientes foram correlacionadas com índices de vegetação, derivados de imagens multiespectrais Landsat 5/TM, adquiridas em datas próximas às análises das variáveis ambientais. Os índices de vegetação apresentaram distribuição espacial semelhante à distribuição espacial das variáveis agronômicas na lavoura. Houve correlação positiva dos índices com a infestação do bicho-mineiro, teor de silte e argila no solo e concentração de Mg, Cu, B e Mn nas folhas, e negativas com a incidência de cercosporiose e pH e teor de areia no solo. Com base nestes resultados, foi possível mapear e identificar as alterações na reflectância espectral dos cafeeiros, causadas por estas variáveis agronômicas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29014
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.