Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29747
metadata.teses.dc.title: Administração de materiais: o comportamento administrativo e o sistema de manutenção da maquinaria agrícola das empresas motomecanizadas: um estudo multicasos no Estado de Minas Gerais
metadata.teses.dc.creator: Borges, Cleiton Tambellini
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Rivera, Ricardo de Carvalho Perez
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alencar, Edgard
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Morais, Vander Azevedo
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Vitor, Vicente de Paula
metadata.teses.dc.subject: Administração de materiais - Minas Gerais
Máquinas agrícolas - Manutenção
Comportamento organizacional
Administração rural
metadata.teses.dc.date.issued: 25-Jul-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: BORGES, C. T. Administração de materiais: o comportamento administrativo e o sistema de manutenção da maquinaria agrícola das empresas motomecanizadas: um estudo multicasos no Estado de Minas Gerais. 1991. 254 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1991.
metadata.teses.dc.description.resumo: Este trabalho consta de um estudo multicaaos que procura analisar comparativamente, o sistema de manutenção da maquinaria agrícola e o comportamento administrativo do executivo sênior, em três empresas agrícolas, de portes diferentes, situadas nas regiões sudoeste e sul do Estado de Minas Gerais. 0 universo da pesquisa foi composto de uma empresa pequena, uma empresa média e uma empresa grande (agroindústria), sendo as duas primeiras situadas no sul e a última no sudoeste do estado. Para atingir os objetivos preconizados, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a observação livre. Entrevistou-se os executivos sênior das três empresas, para analisar a variável Comportamento Administrativo, sendo que nas empresas de pequeno e médio porte, onde dirigem também a manutenção, responderam sobre o Sistema de Manutenção. Na empresa de grande porte, foi entrevistado o gerente responsável pela manutenção e os chefes da seção pertencentes a área. Nas empresas de pequeno e médio porte, o Sistema de Manutenção também foi respondido pelos mecânicos. A análise dos resultados foi orientada por técnicas qualitativas quantitativas, com a finalidade de obter-se pareceres mais completos, enriquecendo o resultado final da pesquisa. 0 presente estudo contempla, como assertiva norteadora, que a inexistência de um sistema adequado de manutenção da maquinaria na empresa agrícola, está associado ao comportamento administrativo do seu executivo sênior, como efeito das suas habilitações administrativas (técnica, humana e conceituai). Verificou-se, ao final, que para os casos estudados, não há genericamente a inadequação global do Sistema de Manutenção, mas sim, de parte dele, ou seja, dos subsistemas Metas e Valores, Tecnológico e Administrativo e que este fenômeno está associado apenas a habilitação técnica dos executivos sênior e não a todo o Comportamento Administrativo.
metadata.teses.dc.description.abstract: Indisponível.
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29747
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.