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metadata.teses.dc.title: Metodologias [altern]ativas de ensino-aprendizagem no processo de formação do administrador público
metadata.teses.dc.title.alternative: Active teaching-learning methods at the public manager formation process
metadata.teses.dc.creator: Andrade, Donilce Alves de
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/6620377773471123
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Joaquim, Nathália de Fátima
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Krakauer, Patrícia Viveiros de Castro
metadata.teses.dc.subject: Ensino-aprendizagem
Formação do administrador público
Metodologias alternativas de aprendizagem
Teaching-learning
Training of public administrator
Alternative learning methodologies
metadata.teses.dc.date.issued: 31-Jul-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: ANDRADE, D. A. de. Metodologias [altern]ativas de ensino-aprendizagem no processo de formação do administrador público. 2018. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Apesar dos avanços tecnológicos e didáticos que estão à disposição de todos nos dias atuais, a educação acadêmica continua a seguir um caminho tradicionalista, limitando a autonomia dos alunos, não dando tanto espaço para uma formação crítica e pautada na liberdade do processo de ensino-aprendizagem. As metodologias [altern]ativas de ensino-aprendizagem, trazem esse conceito da autonomia, colocando docentes e discentes em uma relação mútua em busca do conhecimento, sendo ambos responsáveis pela construção dele, colocando os discentes também como protagonistas em sala de aula. Como essas metodologias [altern]ativas são mais comumente utilizadas nas áreas de saúde, de engenharia, direito e poucas iniciativas na administração, este estudo pretende realizar uma proposta de utilização também para o curso superior de Administração Pública, possibilitando uma aproximação do aluno com o ambiente profissional do campo de públicas, que possui adversidades e se modifica rapidamente de acordo com o cenário político e econômico nacional. Para melhor compreensão sobre o processo de formação humana, formação do administrador público e sobre as metodologias [altern]ativas de ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que resultou em um referencial sobre o conceito de autonomia no processo de ensino-aprendizagem, as aprendizagens significativa e experiencial, conceitos sobre o que são as metodologias [altern]ativas de ensino-aprendizagem e seus resultados, e um breve contexto histórico sobre a formação do administrador público no Brasil. Além da pesquisa bibliográfica, o presente trabalho realizou uma pesquisa empírica através de grupos focais, e entrevistas com discentes e docentes do curso de Administração Pública de uma Instituição de Ensino Superior no sul de Minas Gerais. Obteve-se como resultado a percepção dos discentes sobre um distanciamento entre os métodos de ensino utilizados e a prática profissional que irão vivenciar como futuros administradores públicos. Além disto, os discentes ainda compreendem que, mesmo sentindo uma certa estranheza no momento em que alguns docentes utilizaram os método [altern]ativos, é possível aprender o conteúdo de forma mais participativa em sala de aula e se aproximar da prática. Com base na percepção docente, obteve-se como resultado a manutenção de alguns métodos de ensino que não possibilitam uma maior participação dos discentes no processo de ensino-aprendizagem como forma de aproximação com a realidade profissional. Alguns docentes demonstraram familiaridade com metodologias [altern]ativas de ensino-aprendizagem, porém a maioria não tinha conhecimento sobre o assunto e demonstraram interesse em utilizar estas metodologias em conjunto com a aula expositiva já que esta foi compreendida por todos como indispensável em sala de aula. Esta falta de conhecimento da maioria dos docentes, motivou a criação do produto técnico deste trabalho que é um guia sobre os resultados e a forma de utilização de metodologias [altern]ativas mais comumente usadas em diversas áreas, fornecendo assim subsídios para que os docentes possam construir práticas participativas em sala de aula.
metadata.teses.dc.description.abstract: Although the technological and teaching advances that are nowadays to everybody disposal, the academic education keep following a traditional way, just limiting the student’s autonomy and does not allow some space for a critical qualification based on a freedom for the teachinglearning process. Active teaching-learning methods brings this autonomy concept, putting teachers and students in a mutual relationship focused on the knowledge search, being both responsible for its building but with the student as the classroom protagonist. As these active teaching-learning methods are most common in the health, engineer, law and business administration areas, this study pretends to do an application proposal from this methods to the Public Administration graduation course, allowing to bring students closer to their professional environment at the public field that presents adversities and changes quickly, according to the national politics and economic situation. To present a better understanding about human and public manager qualification process and about active teaching-learning methods, a bibliographic research was conducted and it results in a referential about autonomy, meaningful and experiential learning process concepts, shows some active teaching-learning methods concepts and results, and presents a short public manager qualification historical context in Brazil. In addition, this study realized an empirical research through focus groups and interview techniques with students and teachers from Public Administration graduation course from a high education institution located in the southern part of the state of Minas Gerais. As a result, it was possible to obtain the student’s perception about a distance between the most used learning methods and the professional practice that they will experience in the future as a public manager. Furthermore, the students also have the comprehension that, even though they find that active methods cause strangeness at the moment the teachers use it, it’s possible to learn the course content in a participative way in the classroom and be more closer from practice. Based on the teacher’s perception, it was possible to obtain the result from a maintenance of some learning methods that does not give the possibility for a bigger student’s participation on the teaching-learning process as a way to be more closer from the professional reality. Some professors demonstrated familiarity with some active teaching-learning methods, but the majority don’t have knowledge about this issue and shows interest in using these methods working together with the expositive class, because they understand this expositive class as a still crucial teaching-learning method. This result just gave the motivation to create this research technical product, that it’s present as a teacher’s guide with some using results from the active teaching-learning methods most used in different areas, giving subsidies to the teacher’s work at the classrooms to build more participative practices.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29833
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)



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