Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29849
metadata.artigo.dc.title: Root morphology and nutrient uptake kinetics by australian cedar clones
metadata.artigo.dc.title.alternative: Morfologia radicular e cinética de absorção de nutrientes por clones de cedro-australiano
metadata.artigo.dc.creator: Batista, Raquel Oliveira
Furtini Neto, Antonio Eduardo
Deccetti, Soami Fernanda Caio
Viana, Cassiano Silva
metadata.artigo.dc.subject: Morphological attributes of root systems
Kinetic parameters
Inflow of P, K, Ca, and Mg
Nutrient uptake
Toona ciliata
Sistema radicular - Atributos morfológicos
Influxos de P, K, Ca e Mg
Nutriente - Absorção
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
metadata.artigo.dc.date.issued: 2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: BATISTA, R. O. et al. Root morphology and nutrient uptake kinetics by australian cedar clones. Revista Caatinga, Mossoró, v. 29, n. 1, p. 153 – 162, jan./mar. 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Avaliações da morfologia radicular e de parâmetros cinéticos auxiliam na caracterização de genótipos quanto à eficiência de absorção de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar clones de cedro-australiano quanto à capacidade de absorção de nutrientes na fase de muda, por meio da determinação de características morfológicas radiculares e dos parâmetros cinéticos de absorção de P, K, Ca e Mg. O experimento foi conduzido em solução nutritiva em casa de vegetação e câmara de crescimento. Foram testados quatro clones de cedro-australiano (HE, XF, XD e XE), provenientes da empresa Bela Vista Florestal, sendo utilizado o delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições, totalizando em vinte parcelas experimentais. Determinou-se o comprimento, volume, área superficial, diâmetro médio e extensão de raízes por classes de diâmetro, bem como os parâmetros de absorção Vmax, Km, Cmin e o influxo estimado para P, K, Ca e Mg. As características morfológicas radiculares variam entre os clones de cedro-australiano, tendo destaque para o clone XD que apresentou um maior desenvolvimento do sistema radicular. A eficiência de absorção de P, K, Ca e Mg varia entre os clones de cedro-australiano. Em condições de variações na disponibilidade, os clones XF e XE apresentam maior plasticidade na absorção de P e K, respectivamente, e o clone HE na absorção de Ca e Mg.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29849
metadata.artigo.dc.language: en_US
Appears in Collections:DCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Root morphology and nutrient uptake kinetics by australian cedar clones.pdf615,91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons