Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29903
metadata.teses.dc.title: Impactos do programa de crédito por equivalência-produto no sistema de produção de leite: um estudo no Oeste do Paraná - Brasil
metadata.teses.dc.creator: Roesler, Douglas André
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Moura Filho, Jovino Amâncio de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alencar, Edgard
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Gomes, Marcos Afonso Ortiz
metadata.teses.dc.subject: Administração rural
Leite - Produção - Paraná
Crédito rural
Trabalhador rural
Agricultura e estado - Paraná
Desenvolvimento rural
metadata.teses.dc.date.issued: 6-Aug-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: ROESLER, D. A. Impactos do programa de crédito por equivalência-produto no sistema de produção de leite: um estudo no Oeste do Paraná - Brasil. 1997. 89 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1997.
metadata.teses.dc.description.resumo: Esta pesquisa procurou avaliar o programa "Panela Cheia" cuja base era o crédito por equivalência-produto. Este tipo de crédito transforma a dívida em moeda corrente por quantidade de produto-referência. O programa foi implantado em 1992 no estado do Paraná e teve como objetivo principal desenvolver os pequenos produtores. Desta forma, supõe-se que o programa tenha modificado os sistemas de produção. O objetivo da pesquisa foi avaliar os impactos do programa tcPanela Cheia" no sistema de produção de leite. O referencial teórico aborda a avaliação, o crédito rural e o crédito porequivalência-produto. A região de estudo foi o município de Marechal Cândido Rondon, na região oeste do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados e semi-estruturados. A partir dos dados quantitativos (questionários estruturados) foi feita uma análise estatística, comparando as informações de "antes" e "depois" do programa. Os dados qualitativos (questionários semi-estruturados) forneceram informações para uma análise de conteúdo, sobre temas como a implantação do programa, o relacionamento de técnicos e produtores e as dificuldades de pagamento do empréstimo. Na fase de implantação do programa, a falta de critérios para o repasse do financiamento, deficiência de pessoal e estrutura técnica prejudicaram o trabalho da equipe responsável. Mesmo assim, a análise de Hotelling constatou que o programa, em grande parte,resultou em impactos positivos. Com a estratificação dos dados, constatou-se que 5% dos produtores tiveram impactos negativos e cerca de 15% permaneceram estabilizados. Através das características dos sistemas de produção, a análise de agrupamentos separou os produtores em três grupos, demonstrando uma heterogeneidade entre eles, o que não foi previsto quando da implantação do programa. O desconhecimento da realidade dos sistemas de produção de leite por parte dos técnicos resultou em projetos mal dimensionados, na não inclusão da mulher do produtor rural nos cursos de treinamento e na não percepção das mudanças do tempo e do trabalho gasto na atividade do leite após o programa. Este desconhecimento dos técnicos é resultante da sua formação profissional e de deficiências na estrutura da equipe. Com relação ao pagamento do empréstimo, houve diferenças (entre regiões) do preço médio do leite, prejudicando alguns produtores que tiveram a dívida corrigida por este produto. O preço do milho permaneceu estável. A maioria dos produtores (65%) afirmou que teve dificuldades em saldar o empréstimo. Em termos gerais, o programa Panela Cheia refletiu positivamente em aproximadamente 80% dos sistemas de produção analisados. Nos futuros programas é preciso evitar os problemas detectados nesta pesquisa. O crédito por equivalência-produto é uma alternativa para o produtor rural, mas necessita de alguns ajustes. A avaliação contínua, por exemplo, é importante e deveria estar incluída nos próximos programas.
metadata.teses.dc.description.abstract: This research sought to evaluate the "Panela Cheia" program which is based on credit by equivalence-product. This type ofcredit transforms the debt into current money by quantity ofproduct-reference. The program was implemented in 1992 in the state ofParaná and had as its main objective to develop the small producers. It is assumed that the program has modified the production system. The objective ofthe research was to evaluate the impacts ofthe 'Tanela Cheia" program in the milk production system. The theoretical referential considers the evaluation, the rural credit and the credit by equivalence-product. The region ofstudy was the municipality ofMarechal Cândido Rondon, in the west region ofParaná. Structured and semi structured questionnaires were used to collect data. A statistical analysis was done based on quantitative data (structured questionnaires), comparing the "before" and "afler" information of the program. The qualitative data (semi structured questionnaires) provided information for a content analysis about themes such asthe implementation ofthe program, the relationship between technicians and producers and the difficulties in paying the loan. In the implementation phase of the program, the lack ofcriteria for the loan distribution, personnel defficiency and technical structure compromised the work of the team in charge. Even so, the Hotelling's analysis confirmed that the program, in large part, resulted in positive impacts. With the stratification of the data, it was confirmed that 5% ofthe producers had negative impact and around 15% stayed stabilized. Through the characteristics ofthe production system, the grouping analysis separated the producers in three groups showing a heterogeneity among them, which was not predicted at the time ofimplementation ofthe program.The lack ofknowledge ofthe reality ofmilk production by the technicians resulted in poorly dimmensioned projects, non inclusion ofthe rural producer's wife in the training courses and no perception in the changes in time and work spent in the milk activity after the program. This lack of knowledge of the technicians is a result of their professional formation and deficiencies in the team structure. Asto the loan payment, there were differences (among regions) in the average price ofthe milk, compromising some ofthe producers who had their debt corrected by this product. The corn price stayed stable. Most ofthe producers (65%) affirmed they had difficulties in paying offthe loan. In general terms, the 'Tanela Cheia" program reflected positively in approximately 80% ofthe production systems analyzed. In future programs the problems detected by this research must be avoided. The credit by equivalenceproduct is an alternative for the rural producer, but it needs some adjustments. The continuous evaluation, for example, is important and should beincluded in next programs.
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29903
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.