Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30036
metadata.artigo.dc.title: Um diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e a formação continuada de professores em exercício: um projeto do PIBID de biologia
metadata.artigo.dc.title.alternative: A dialogue between critical environmental Education and ongoing teacher training: a project the PIBID of the biology
metadata.artigo.dc.creator: Paula, Eder Spuri de
Gonçalves, Laise Vieira
Festozo, Marina Battistetti
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
metadata.artigo.dc.subject: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Educação Ambiental
Formação continuada de professores
Environmental education
Continuing teacher training
metadata.artigo.dc.publisher: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: PAULA, E. S. de et al. Um diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e a formação continuada de professores em exercício: um projeto do PIBID de biologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 13, n. 7, 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O diálogo entre educação de qualidade e a formação de professores é fundamental para que alcancemos uma educação transformadora. Assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) surge como uma proposta para formação de professores e um mecanismo de diálogo entre universidade e escola. Desse modo, esse trabalho propõe avaliar um projeto de Educação Ambiental Crítica realizado junto à formação contínua de professores em exercício vinculados ao programa e desenvolvido no ano de 2013 nas escolas públicas do município de Lavras, MG. Após análise, foi possível diagnosticar as diferentes concepções dos professores em relação à Educação Ambiental bem como as dificuldades da inserção da mesma nas escolas. Também foi possível perceber as contribuições do projeto e do PIBID para a formação continuada dos professores permitindo que esses docentes compreendam a importância da formação permanente, das potencialidades de estratégias pedagógicas diferenciadas, e de como a contextualização e interdisciplinaridade podem contribuir no processo de ensino aprendizagem. Além disso, permitiu uma reflexão sobre os trabalhos do PIBID de Biologia nas escolas, compreendendo como o mesmo tem articulado suas ações através dos projetos a fim de aprimorá-las cada vez mais.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The dialogue between quality education and teacher training is essential if we are to achieve transformative education. Thus, the Federal University of Lavras (UFLA) Biology Initiatory Scholarship Program (PIBID) is a proposal for teacher training and a mechanism for dialogue between universities and schools. Thus, this work proposes to evaluate a Critical Environmental Education project carried out with the ongoing training of teachers in exercise linked to the program and developed in 2013 in the public schools of the municipality of Lavras, MG. After analysis, it was possible to diagnose the different conceptions of the teachers in relation to Environmental Education as well as the difficulties of the insertion of the same in the schools. It was also possible to perceive the contributions of the project and the PIBID to the continuous formation of teachers, allowing these teachers to understand the importance of ongoing formation, the potentialities of differentiated pedagogical strategies, and how contextualization and interdisciplinarity can contribute to the learning process. In addition, it allowed a reflection on the work of the PIBID of Biology in schools, understanding how it has articulated its actions through the projects in order to improve them more and more.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30036
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons