Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30138
Título: Metabolismo de carboidratos em plantas de cana de açúcar em diferentes estádios fenológicos sob à aplicação de piraclostrobina
Título(s) alternativo(s): Carbohydrates metabolism in sugar cane plants in different phonological stages under the application of pyraclostrobin
Autores: Chalfun Junior, Antonio
Stein, Vanessa Cristina
Marchiori, Paulo Eduardo Ribeiro
Costa Netto, Antônio Paulino da
Palavras-chave: Piraclostrobina
Teor de sacarose
Genotoxicidade
Cana-de-açúcar - Carboidratos
Piraclostrobin
Sucrose content
Genotoxicity
Sugarcane - Carbohydrates
Data do documento: 22-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Lavras
Citação: SMOZINSKI, C. V. Metabolismo de carboidratos em plantas de cana de açúcar em diferentes estádios fenológicos sob à aplicação de piraclostrobina. 2018. 45 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Fisiologia Vegetal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: A cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas mais significantes na economia de vários países tropicais e subtropicais, devido ao seu elevado potencial bioenergético e alimentício. Uma das estratégias da criação de novas tecnologias para aumentar sua produtividade é a aplicação o fungicida piraclostrobina, um composto tem sido frequentemente relacionado com o aumento de produção em algumas culturas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da piraclostrobina nos teores de carboidratos de plantas jovens e adultas da variedade RB867515 de cana-de-açúcar, observar a ação nas relações de trocas gasosas da planta, na atividade das enzimas invertases, e investigar os efeitos citogenéticos e mutagênicos da piraclostrobina utilizando o método Allium cepa L.. As análises de trocas gasosas, quantificação de carboidratos e de pigmentos fotossintéticos, atividade das enzimas invertases foram realizadas nos seguintes tempos: 7, 12, 18, e às 6h do dia seguinte. Os dados de trocas gasosas e de citotoxicidade foram submetidos à análise de variância. Os dados de quantificação de carboidratos, pigmentos fotossintéticos e atividade das enzimas invertases tiveram as médias comparadas pelo teste de Kruskal Wallis a 5% de probabilidade. Os resultados mostraram variações significativas nos teores de sacarose entre os tratamentos, tanto em folhas quanto em colmos das plantas jovens e adultas. Os maiores teores foram verificados em plantas jovens, principalmente nos entrenós jovens e maduros. Em plantas adultas observou-se maiores conteúdo de amido durante os tempos avaliados. Os dados sugerem que a aplicação de piraclostrobina influencia na produção de carboidratos em cana-de-açúcar. Em plantas jovens, a piraclostrobina promoveu aumento da fotossíntese. O potencial mitótico não foi influenciado pelo produto, não sendo observado efeitos mutagênicos significativos, independente da dose utilizada.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30138
Aparece nas coleções:Agronomia/Fisiologia Vegetal - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.