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Título: Mercado de alimentos orgânicos em Belo Horizonte - MG
Autor : Avelar, Ewerton Alex
Primeiro orientador: Reis, Ricardo Pereira
Primeiro membro da banca: Antonialli, Luiz Marcelo
Souza, Antônio Artur de
Área de concentração: Gestão de Negócios, Economia e Mercados
Palavras-chave: Alimento orgânico
Comportamento do consumidor
Agricultura orgânica
Belo Horizonte - MG
Organic food
Consumer behavior
Organic agriculture
Data da publicação: 2012
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES
Referência: AVELAR, E. A. Mercado de alimentos orgânicos em Belo Horizonte – MG. 2012. 143p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
AVELAR, E. A. Mercado de alimentos orgânicos em Belo Horizonte – MG. 2012. 143p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: Nesta dissertação apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar o mercado de alimentos orgânicos na cidade de Belo Horizonte - MG. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na etapa qualitativa, visou-se verificar a percepção dos produtores no que tange ao mercado de alimentos orgânicos na cidade. Distintas técnicas foram utilizadas para a coleta dos dados: entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, e observação não participante. Neste caso, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Na etapa quantitativa, realizou-se uma pesquisa de preços em diferentes canais de comercialização de alimentos orgânicos em Belo Horizonte - MG, além de um survey com consumidores de dois canais de comercialização distintos na cidade: feiras orgânicas e cestas entregues em domicílio. Neste caso, a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário e como técnicas de análise foram utilizadas: estatística descritiva, teste de Kruskal-Wallis, correlação de Spearman, análise de clusters e análise discriminante. Verificou-se que os produtores comercializam alimentos orgânicos em Belo Horizonte - MG, devido, essencialmente, ao apoio da prefeitura. Todavia, todos evidenciaram a necessidade de um maior apoio de órgãos governamentais para o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos da região. Além disso, verificou-se uma baixa diversificação dos produtores tanto no que tange a canais de comercialização como de alimentos produzidos, e foram constatadas algumas barreiras à entrada de novos produtores. A pesquisa de preços, por sua vez, demonstrou um preço usualmente superior do alimento orgânico em relação aos convencionais, especialmente em supermercados. No que se relaciona aos consumidores, verificaram-se algumas diferenças significativas entre o perfil dos mesmos. Em geral, o consumidor de alimentos orgânicos que adquire tais produtos por meio de cestas entregues em domicílio, usualmente mais jovem, mostrou-se bastante sensível ao preço do alimento orgânico, tornando esse fator um dos grandes condicionantes do seu consumo (possivelmente, devido à sua maior restrição orçamentária). No que se relaciona aos consumidores de feiras orgânicas, o principal fator que inibe seu consumo é a falta de regularidade na oferta do produto na cidade, seguido da baixa divulgação dos mesmos. Por fim, por meio da análise de clusters (com apoio da análise discriminante), foram identificados dois grupos de consumidores, classificados como “altruístas” (enfocam aspectos coletivos em seu consumo) e “críticos” (apesar de consumirem alimentos orgânicos, geralmente criticam aspectos relacionados à atual situação desse mercado).
This dissertation presents the results of a research realized with the objective to analyze the market of organic food at the city of Belo Horizonte, MG. In this sense, the research was conducted in two stages. The qualitative stage aimed verifying the perception of producers regarding the organic food market in the city. Some distinctive techniques for collecting data were employed: semi-structured and non-structured interviews, and non-participant observation. The collected data were analyzed by the content analysis. In the quantitative stage, it was realized a price research in different sales channels of organic food in Belo Horizonte – MG, and a survey of consumers in two distinct marketing channels in the city: organic fairs and baskets delivered at home. In this case, the data collecting was realized by a questionnaire and were employed several techniques to analyze them: descriptive statistics, Kruskal-Wallis test, Spearman’s correlation, cluster analysis and discriminant analysis. It was verified that the producers analyzed trade their organic production in Belo Horizonte - MG, especially due to the municipal government support. However, all producers stated that need more support of governmental institutions in order to increase the organic food market in the region. Moreover, it was observed low diversifications of producers’ sales channels and as food produced and were found some barriers to entry for new producers. The price survey, in turn, has demonstrated a usually higher price of the organic food in relation to conventional, especially in supermarkets. About the consumers, it was verified some differences between the profile thereof. In general, organic food consumers who purchase such products by means of baskets delivered at home, usually younger, was very sensitive to the price of organic food, making this factor one of the major determinants of their consumption (possibly, due to its more restricted budget). As it relates to consumers of organic fairs, the main factor inhibiting their consumption is the lack of regularity in the product offering in the city, followed by low dissemination. Finally, by means of cluster analysis (with the support of discriminant analysis), were identified two groups of consumers, classified as "altruistic" (focus on collective aspects of their consumption) and "critical" (despite consuming organic food, often criticize aspects related to the current situation of the market).
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão de Negócios, Economia e Mercados, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/304
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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