Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3056
Título: Elaboração e caracterização de filmes finos de amido de milho e parafina
Autor : Alves, Janyelle Severino
Primeiro orientador: Pereira, Joelma
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Carvalho, Carlos Wanderlei Piler de
Primeiro membro da banca: Braga Júnior, Roberto Alves
Palavras-chave: Amido de Milho
Filme biodegradável
Glicerol
Microscopia
Data da publicação: 20-Ago-2014
Referência: ALVES, J. S. Elaboração e caracterização de filmes finos de amido de milho e parafina. 2009. 120 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: As questões ambientais têm influenciado a busca de materiais que causem menor impacto ambiental e que sejam de fácil degradação, como os materiais biodegradáveis. Os filmes à base de amido, por serem biodegradáveis, estariam colaborando e muito para a preservação do ambiente. Sendo assim, este trabalho teve como objetivos: a caracterização do amido de milho nativo e do amido de milho modificado; a elaboração e caracterização dos filmes finos produzidos a partir da mistura de amido de milho nativo ou modificado com glicerol, parafina e água; e o estudo do efeito da parafina nas propriedades dos filmes finos de amido de milho nativo e modificado. Foi seguido o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com três repetições para cada tratamento, os quais foram dispostos em esquema fatorial (3x4), com três concentrações de amido de milho nativo ou modificado (2%, 3% e 4%), quatro concentrações de parafina (0%, 1%, 2% e 3%) e com o valor de concentração fixo para o glicerol (20%). Foram realizadas análises de caracterização dos amidos (umidade, densidade absoluta, propriedades de pasta, capacidade de absorção de água e índice de solubilidade de amido, determinação do poder de inchamento e índice de solubilização do amido, microscopia óptica sob luz polarizada, microscopia eletrônica de varredura, difractograma de raios-X) e dos filmes obtidos (teor de água, capacidade de absorção de água, solubilidade dos filmes finos em água, espessura, gramatura, calorimetria diferencial de varredura, força de ruptura e deformação, microscopia eletrônica de varredura, cor, brilho, transparência, opacidade e difusão). Para a elaboração dos filmes finos, a suspensão amido + parafina + glicerol + água foi aquecida a 75°C, o gel obtido foi resfriado à temperatura ambiente e seco em câmara de climatização a ± 25°C e ± 50% UR. Os resultados das análises foram submetidos à análise de variância e análise de regressão, através do Programa Sisvar, versão 4.3. A técnica do biospeckle laser foi utilizada para determinar o tempo de secagem dos filmes finos de amido de milho nativo ou modificado, sendo que os filmes de amido de milho nativo gastam mais tempo para estabilizar sua mobilidade molecular. Tanto o amido de milho nativo quanto o amido de milho modificado podem ser usados na elaboração de filmes finos, contendo glicerol e parafina. Com o aumento da concentração da parafina, aumentam os seguintes parâmetros para os filmes finos de amido de milho nativo: teor de água, capacidade absorção de água, espessura, força, brilho, transparência, difusão. Com o aumento da concentração da parafina, aumentam os seguintes parâmetros para os filmes finos de amido de milho modificado: teor de água, solubilidade dos filmes finos em água, espessura, gramatura, força, brilho, opacidade, difusão.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3056
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCA - Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Elaboração e caracterização de filmes finos de amido de milho e parafina.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.