Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30634
Título: Comportamento empreendedor no setor público: uma análise comparativa dos perfis de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek
Autor : Pereira, Isabela Monteiro
Primeiro orientador: Oliveira, Denis Renato de
Primeiro membro da banca: Valadares, Josiel Lopes
Palavras-chave: Empreendedorismo
Características do comportamento empreendedor
Setor público
Data da publicação: 21-Jun-2016
Resumo: Apesar de muito se dizer sobre feitos políticos, pouco se comenta sobre os perfis e sobre as características de comportamento dos gestores públicos brasileiros. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou identificar as características do comportamento empreendedor (CCE) de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Para isso, adotou-se uma abordagem de estudo qualitativa e em termos metodológicos realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado foi possível identificar seis características empreendedoras que são comuns nos perfis de Getúlio e JK (busca de oportunidades e iniciativa, persistência, planejamento, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança) e que, de forma incipiente, ilustram uma tendência comportamental, de traços e habilidades importantes a serem desenvolvidas. Contudo, deve-se também ressaltar a necessidade de desenvolvimento de um quadro específico de características de acordo com o contexto em que se está inserido. Por fim, é importante pensar em pesquisas complementares que levantem os impactos que esses comportamentos possam trazer para as organizações e para o atual cenário brasileiro.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30634
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.