Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Rosa Aparecida de
dc.date.accessioned2018-09-26T19:11:18Z-
dc.date.available2018-09-26T19:11:18Z-
dc.date.issued2015-12-18
dc.date.submitted2014-07-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30661-
dc.description.abstract"Evolution" is the key word in some sectors; in technology, it is not different, it is by following trends that emerge products, applications, games, software systems and new forms of use. The technologies were included in traditional educational structures in order to differentiate the way of interaction of the student with knowledge, because he feels encouraged by new technologies. More and more, the use of software systems is constant in the teaching-learning process. This system type is named educational software. Software Project Management concepts are present in educational games, which adds practical experience in the training of professionals. Besides the learning aspect, these systems must have entertaining aspects to entertain and at the same time allow the learning of users (students). One of the ways to identify these aspects is by an assessment questionnaire. In this work, the goal was to prepare a proposal of a questionnaire. The preparation of this questionnaire was be based on literature, where desirable features can be found within educational software.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectQuestionário de avaliaçãopt_BR
dc.subjectGerência de projetos de softwarept_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEvaluation questionnairept_BR
dc.subjectSoftware project managementpt_BR
dc.titleQuestionário para avaliação de sistemas de software educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem em gerência de projetos de softwarept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.programNãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Heitor Augustus Xavier
dc.contributor.referee1Zambalde, André Luiz
dc.contributor.referee2Freire, André Pimenta
dc.description.resumoAtualmente, "evolução" é palavra chave em alguns setores; na tecnologia não é diferente, acompanhando as tendências surgem produtos, aplicativos, jogos, sistemas de softwares e novas formas de uso. As tecnologias foram adicionadas às estruturas tradicionais de ensino para diferenciar a forma de interação do aluno com o conhecimento, pois se sente incentivado pelas novas tecnologias. Cada vez mais, o uso de sistemas de software é constante no processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de sistema é chamado de software educacional. Conceitos de gerência de projetos de software estão presentes em jogos educacionais, os quais acrescentam experiência prática na formação dos diversos profissionais. Além do aspecto de aprendizagem, esses sistemas devem ter aspectos lúdicos para entreter e, ao mesmo tempo, permitir o aprendizado do usuário (aluno). Uma das formas para identificar esses aspectos é por meio de um questionário de avaliação. Neste trabalho, o objetivo foi elaborar e apresentar uma proposta de questionário. A elaboração desse questionário foi baseada na literatura, onde podem ser encontradas características desejáveis a um software educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqNãopt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.