Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30661
metadata.teses.dc.title: Questionário para avaliação de sistemas de software educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem em gerência de projetos de software
metadata.teses.dc.creator: Oliveira, Ana Rosa Aparecida de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Costa, Heitor Augustus Xavier
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Zambalde, André Luiz
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Freire, André Pimenta
metadata.teses.dc.subject: Jogos educacionais
Questionário de avaliação
Gerência de projetos de software
Educational games
Evaluation questionnaire
Software project management
metadata.teses.dc.date.issued: 18-Dec-2015
metadata.teses.dc.description.resumo: Atualmente, "evolução" é palavra chave em alguns setores; na tecnologia não é diferente, acompanhando as tendências surgem produtos, aplicativos, jogos, sistemas de softwares e novas formas de uso. As tecnologias foram adicionadas às estruturas tradicionais de ensino para diferenciar a forma de interação do aluno com o conhecimento, pois se sente incentivado pelas novas tecnologias. Cada vez mais, o uso de sistemas de software é constante no processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de sistema é chamado de software educacional. Conceitos de gerência de projetos de software estão presentes em jogos educacionais, os quais acrescentam experiência prática na formação dos diversos profissionais. Além do aspecto de aprendizagem, esses sistemas devem ter aspectos lúdicos para entreter e, ao mesmo tempo, permitir o aprendizado do usuário (aluno). Uma das formas para identificar esses aspectos é por meio de um questionário de avaliação. Neste trabalho, o objetivo foi elaborar e apresentar uma proposta de questionário. A elaboração desse questionário foi baseada na literatura, onde podem ser encontradas características desejáveis a um software educacional.
metadata.teses.dc.description.abstract: "Evolution" is the key word in some sectors; in technology, it is not different, it is by following trends that emerge products, applications, games, software systems and new forms of use. The technologies were included in traditional educational structures in order to differentiate the way of interaction of the student with knowledge, because he feels encouraged by new technologies. More and more, the use of software systems is constant in the teaching-learning process. This system type is named educational software. Software Project Management concepts are present in educational games, which adds practical experience in the training of professionals. Besides the learning aspect, these systems must have entertaining aspects to entertain and at the same time allow the learning of users (students). One of the ways to identify these aspects is by an assessment questionnaire. In this work, the goal was to prepare a proposal of a questionnaire. The preparation of this questionnaire was be based on literature, where desirable features can be found within educational software.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30661
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.